Tabú da democracia?! Solidariedade multiétnica e luta pelo poder uma análise da etnicidade, politização e clientelismo na Guiné-Bissau
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo objetiva-se analisar como a solidariedade multiétnica e sua articulação política articulada dentro do contexto da arena do poder na Guiné-Bissau, buscando compreender as dinâmicas e tensões em volta da identidade coletiva fase as ameaças da etnicidade, clientelismo, politização, e luta pela manutenção dos recursos políticos e sua legitimação como regra do jogo. Em relação à metodologia, foi utilizada a revisão da literatura e abordagem qualitativa desse fenômeno a partir de estudos nacionais e internacionais. O desenrolar desse mecanismo político numa sociedade fragilizada como a bissau-guineense, tem impactado a configuração democrática, abrindo assim as portas para instabilidade governativa e política de alianças clientelistas e transformando-se nas ferramentas inevitáveis que subsidiam toda a dinâmica política contemporânea guineense. Nesta conjuntura, a Guiné-Bissau enquanto país com uma rica diversidade étnica formada pelas complexidades socioculturais e históricas, paradoxalmente as articulações da etnicidade no campo político e das relações de poder tem movido a política nos últimos anos, como demonstra algumas literaturas, estes procedimentos da etnicidade, politização e clientelismo comprometem arena democrático guineense.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).