Revisitando a Teoria da Modernização um estudo sobre os valores da sociedade no Brasil na atualidade
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O trabalho apresenta revisita a teoria da modernização, utilizando como fonte para inferência a Pesquisa Mundial de Valores (World Values Surveys – WVS) presentes na 7a onda no Brasil, realizada entre os meses maio e junho de 2018, estabelecendo uma relação entre os preceitos presentes na sociedade, o crescimento da direita política e a atual conjuntura da democracia brasileira. A fundamentação teórica é de que desenvolvimento socioeconômico gera transformações culturais, provocando mudanças sociais e políticas, ou seja, quanto mais intenso os valores de autoexpressão se manifestarem na sociedade, mais democrático será a região ou país. Assim se observa que as escolhas políticas de parte importante da sociedade brasileira, se mostram contrárias à teoria da modernização, pois ainda que o crescimento econômico do país seja relevante, os valores sociais se aproximam dos valores de sobrevivência, com restrições materiais, baixos níveis de educação e informação. A pesquisa sugere que a força das tradições culturais, estimulados por valores na formação do seu decurso histórico, mesmo com alguma mudança geracional, dificultam o surgimento de valores de autoexpressão e o fortalecimento da democracia no Brasil.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BBC (BBC News Brasil). Brasil está entre os países menos favoráveis ao aborto, mas apoio cresceu em 2021. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/geral-58647274. Acesso em 31/10/2024
Fundação Fundo Brasil. A LGBTFobia no Brasil: os números, a violência e a criminalização. Disponível em https://www.fundobrasil.org.br/blog/a-lgbtfobia-no-brasil-os-numeros-a-violencia-e-a-criminalizacao/. Acesso em 31/10/2024
G1 (globo.com). Apuração da Eleição 2018 para Presidente. Disponível em https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018. Acesso em 23 out 2024
G1 (globo.com). Apuração da Eleição 2022 para Presidente. Disponível em https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2022. Acesso em 23 out 2024
INGLEHART, Ronald e WELZEL, Christian. Modernização, Mudança Cultural e Democracia – A Sequência do Desenvolvimento Humano. São Paulo: Francis, 2009.
Instituto Brasileiro do Direito da Família (IDBFAM). Brasil bate recorde de divórcios segundo CNB em 2021. Disponível em https://ibdfam.org.br/noticias/9577/Brasil+bate+recorde+de+div%C3%B3rcios+em+2021%2C+segundo+pesquisa+do+CNB. Acesso em 03/11/2021
LAGO, R.. Congresso em Foco (uol.com.br). Dez vezes em que o presidente Jair Bolsonaro fez ameaças à democracia. Disponível em https://congressoemfoco.uol.com.br. Acesso em 23 out 2024.
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Relatório do Desenvolvimento Humano 2019 Além do rendimento, além das médias, além do presente: Desigualdades no desenvolvimento humano no século XXI. Disponível em https://www.undp.org/pt/brazil/publications/relatorio-do-desenvolvimento-humano-2019. Acesso em 24 out 2024.
Pesquisa Mundial de Valores (WVS). WVS Wave 7 (2017-2022). Disponível em https://www.worldvaluessurvey.org/WVSDocumentationWV7.jsp. Acesso em 15 nov 2024.
PIKETTI, Thomas. O Capital no século XXI. 1ª ed. – Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.