A destruição epistêmica do pensamento: anti-intelectualismo, plataformas digitais e a reconfiguração neoconservadora da verdade na América Latina

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Tiago Negrão Andrade
Maria Cristina Gobbi

Resumo

Este artigo analisa os mecanismos contemporâneos de deslegitimação epistêmica nas democracias latino-americanas, com foco nos discursos anti-intelectuais e nas dinâmicas das plataformas digitais. A partir de uma análise crítica do discurso de campanhas digitais, documentos institucionais e estudos acadêmicos, evidencia-se como tais estratégias desqualificam o pensamento crítico como ideológico ou elitista. O aumento da desinformação no Brasil após 2022, os cortes orçamentários em universidades e a perseguição a cientistas na Argentina e no México revelam a dimensão política da crise epistêmica. Conclui-se que tais processos não são pontuais, mas fazem parte de uma estratégia neoconservadora de reconfiguração da verdade. Propõem-se, como resposta, políticas de regulação algorítmica, proteção institucional às universidades e fortalecimento de epistemologias plurais por meio de pedagogias decoloniais e letramento midiático crítico.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Andrade, T. N., & Gobbi, M. C. (2025). A destruição epistêmica do pensamento:: anti-intelectualismo, plataformas digitais e a reconfiguração neoconservadora da verdade na América Latina. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 11(2), 1-19. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v11i2.29398
Seção
Dossiê 'Novas epistemes, métodos e olhares para a democracia'
Biografia do Autor

Tiago Negrão Andrade, FAAC / Unesp

Doutor em Mídia e Tecnologia pela FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Câmpus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Graduado em Comunicacão Social - Habilitação em Relações Pública pela Universidade de Sorocaba (UNISO).

Maria Cristina Gobbi, FAAC / Unesp

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor Associado em História da Comunicação e Cultura Midiática na América Latina (2014). Realizou Pós-Doutorado (2008) no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – (PROLAM/USP), Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Chefe do Departamento de Comunicação Social da FAAC-Unesp (2017-2019). Foi bolsista do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) – ano 2010-2013. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, professor e vice-coordenador (2009-2017) do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, ambos da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Diretora Administrativa (gestão 2013-2016) da SOCICOM (Federação Brasileira das Associações de Comunicação Científica e Acadêmica). Foi Diretora-secretária da Rede Folkcom. No período de 2008-2011 foi Diretora de Documentação da INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e atualmente integra a gestão (2017-2019) no Conselho Fiscal. Consultora ad-hoc (Cursos Institucionais e de Comunicação) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Pensamento Latino-Americano da Comunicação (PCLA) do CNPq. Foi Diretora Suplente da Cátedra Unesco de Comunicação (1998-2010). Editora Assistente - Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Comunicação - ALAIC. Vencedora do Prêmio Luiz Beltrão - Categoria: Maturidade Acadêmica da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (2014). Atua na área de Comunicação, com ênfase em História da Comunicação e Cultura Midiática, História e Memória (Comunicação), Comunicação Latino-Americana, Culturas Juvenis, Cultura Popular, Diversidade Cultural, Perfis Midiático-culturais (Instituições e Personalidades), Teorias da Comunicação e Cultura na América Latina, Jornalismo e suas nuances sociais e tecnológicas e Tecnologias Digitais na América Latina, Gênero e Desenvolvimento Humano e Social.

Referências

ALMEIDA, Pedro. O Brasil do negacionismo: uma análise da disputa entre pós-verdade e ciência. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/omanguezal/article/download/20646/15397/64594. Acesso em: 6 jun. 2025.
ARANTES, Paulo. O novo tempo do mundo: e outros estudos sobre a era da emergência. São Paulo: Boitempo, 2014.
BENJAMIN, Ruha. Race after technology: abolitionist tools for the new Jim Code. Cambridge: Polity, 2019. Disponível em: https://www.politybooks.com/bookdetail?book_slug=race-after-technology-abolitionist-tools-for-the-new-jim-code--9781509526406. Acesso em: 6 jun. 2025.
BROWN, Wendy. Undoing the demos: neoliberalism’s stealth revolution. New York: Zone Books, 2019. Disponível em: https://zonebooks.org/titles/undoing-the-demos/. Acesso em: 6 jun. 2025.
BUTLER, Judith. Bodies that matter: on the discursive limits of “sex”. New York: Routledge, 1997. Disponível em: https://www.routledge.com/Bodies-That-Matter-On-the-Discursive-Limits-of-Sex/Butler/p/book/9780415908086. Acesso em: 6 jun. 2025.
BUTTER, Michael; KNIGHT, Peter (org.). Populism and conspiracy theory: case studies and theoretical perspectives. London: Taylor & Francis, 2024.
CARVALHO, Cleide. Pesquisa mostra que desinformação sobre vacinas coloca crianças em risco. O Globo, 10 jul. 2024. Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/07/10/pesquisa-mostra-que-desinformacao-sobre-vacinas-coloca-criancas-em-risco.ghtml. Acesso em: 13 jun. 2025.
CFF & CNMP/UNISA. Estudo sobre Consciência Vacinal no Brasil. São Paulo: CFF, CNMP e UNISA, jun. 2024. Disponível em: https://site.cff.org.br/noticia/Noticias-gerais/18/06/2024/medo-e-desinformacao-ameacam-vacinacao-no-brasil-revela-estudo . Acesso em: 13 jun. 2025.
CHAUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.
COLBERT, Stephen. The Colbert Report. Comedy Central, 2005. Disponível em: https://www.cc.com/shows/the-colbert-report. Acesso em: 6 jun. 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FUCHS, Christian. Digital capitalism: media, communication and society. Volume three. London: Routledge, 2021.
GILLESPIE, Tarleton. Custodians of the internet: platforms, content moderation, and the hidden decisions that shape social media. New Haven: Yale University Press, 2020.
HÁN, Byung-Chul. A sociedade da transparência. Petrópolis: Vozes, 2017.
HOBBS, Renee. Digital and media literacy: connecting culture and classroom. Thousand Oaks: Corwin, 2017.
HUTTUNEN, Rauno (org.). The digital age and its discontents. Helsinki: Helsinki University Press, 2020. DOI: 10.33134/hup-4
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Acesso à Internet e Posse de Telefone Móvel. Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9173-pnad-continua.html. Acesso em: 6 jun. 2025.
INSIDE HIGHER ED. Perseguição a pesquisadores no México gera apreensão. Inside Higher Ed, 15 out. 2021. Disponível em: https://www.insidehighered.com/news/2021/10/15/persecution-mexican-researchers-reaches-new-level. Acesso em: 13 jun. 2025.
INSIDE HIGHER ED. Perseguição a pesquisadores no México gera apreensão. Inside Higher Ed, 15 out. 2021. Disponível em: https://www.insidehighered.com/news/2021/10/15/persecution-mexican-researchers-reaches-new-level. Acesso em: 6 jun. 2025.
INSTITUTO PALAVRA ABERTA. Programa EducaMídia: educação midiática para a cidadania crítica. São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.palavraaberta.org.br/atuacao/programa-educamidia. Acesso em: 6 jun. 2025.
INSTITUTO VERO. Nossas Vozes: combate à desinformação nas comunidades ribeirinhas. 2023. Disponível em: https://vero.institutofelipeneto.org.br/. Acesso em: 6 jun. 2025.
IZARRA, Laura P. Z.; MOYANO, Thiago M. (org.). Transatlantic crises of democracies: cultural approaches. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2023 DOI: 10.11606/9788575064092
JORNAL DA UNICAMP. Ataques às universidades expõem ódio ao conhecimento no Brasil. Jornal da Unicamp, 20 jul. 2019. Disponível em: https://jornal.unicamp.br/en/edicao/725/ataques-as-universidades-expoem-odio-ao-conhecimento/. Acesso em: 6 jun. 2025.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
LE MONDE. Peru: invasão policial violenta em universidade durante protestos. Le Monde, 23 jan. 2023. Disponível em: https://www.lemonde.fr/en/international/article/2023/01/23/in-lima-the-police-violently-storm-a-campus-hosting-protesters_6012652_4.html. Acesso em: 6 jun. 2025.
LOS ANGELES TIMES. Protestos contra intervenção política no CIDE no México. Los Angeles Times, 15 dez. 2021. Disponível em: https://www.latimes.com/world-nation/story/2021-12-15/la-fg-mexico-cide-strike. Acesso em: 6 jun. 2025.
MCRoBBIE, Angela. The aftermath of feminism: gender, culture and social change. London: Sage, 2009. Disponível em: https://us.sagepub.com/en-us/nam/the-aftermath-of-feminism/book228554. Acesso em: 6 jun. 2025.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (BRASIL). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/educacao-basica/bncc. Acesso em: 6 jun. 2025.
MISCULIN, Nicolás. Hundreds of thousands of Argentines protest over university budget cuts. Reuters, 23 abr. 2024. Disponível em: https://www.reuters.com/world/americas/argentinas-milei-faces-biggest-protest-yet-students-march-over-budget-cuts-2024-04-23/. Acesso em: 13 jun. 2025.
MISCULIN, Nicolás. Hundreds of thousands of Argentines protest over university budget cuts. Reuters, 23 abr. 2024. Disponível em: https://www.reuters.com/world/americas/argentinas-milei-faces-biggest-protest-yet-students-march-over-budget-cuts-2024-04-23/. Acesso em: 13 jun. 2025.
MITTELMAN, James H. et al. Globalization. Oakland: University of California Press, 2023. DOI: 10.1525/luminos.172
MORELOCK, Jeremiah; NARITA, Felipe Ziotti. The society of the selfie. London: University of Westminster Press, 2021. DOI: 10.16997/book59
NETLAB/UFRJ. Pesquisas e iniciativas contra a desinformação digital. Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https://netlab.eco.ufrj.br/. Acesso em: 6 jun. 2025.
NOBLE, Safiya Umoja. Algorithms of oppression: how search engines reinforce racism. New York: NYU Press, 2018. Disponível em: https://nyupress.org/9781479837243/algorithms-of-oppression/. Acesso em: 6 jun. 2025.
OMS, Organização Mundial da Saúde. Managing the COVID-19 infodemic: promoting healthy behaviours and mitigating the harm from misinformation and disinformation. OMS, 23 set. 2020. Disponível em: https://www.who.int/news/item/23-09-2020-managing-the-covid-19-infodemic-promoting-healthy-behaviours-and-mitigating-the-harm-from-misinformation-and-disinformation. Acesso em: 6 jun. 2025.
OXFORD DICTIONARIES. Word of the Year 2016: Post-truth. Oxford University Press, 2016. Disponível em: https://languages.oup.com/word-of-the-year/2016/. Acesso em: 6 jun. 2025.
PBS. Columbia University agrees to policy changes after Trump administration funding threats. PBS NewsHour, 2020. Disponível em: https://www.pbs.org/newshour/education/columbia-university-agrees-to-policy-changes-after-trump-administration-funding-threats. Acesso em: 6 jun. 2025.
PEW RESEARCH CENTER. Americans who mainly get their news on social media are less engaged, less knowledgeable. Pew Research Center, 30 jul. 2020. Disponível em: https://www.pewresearch.org/journalism/2020/07/30/americans-who-mainly-get-their-news-on-social-media-are-less-engaged-less-knowledgeable/. Acesso em: 6 jun. 2025.
REUTERS INSTITUTE. Digital News Report 2024: Brazil country page. Oxford: University of Oxford, 2024. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/digital-news-report/2024/brazil. Acesso em: 13 jun. 2025.
REUTERS. Argentina: cortes no orçamento das universidades públicas geram protestos massivos. Reuters, 2 out. 2024. Disponível em: https://www.reuters.com/world/americas/argentina-budget-cuts-spark-protests-universities-2024-10-02/. Acesso em: 6 jun. 2025.
REVISTA FT. Inclusão digital e a equidade na educação. Revista FT, 2024. Disponível em: https://revistaft.com.br/inclusao-digital-e-a-equidade-na-educacao/. Acesso em: 6 jun. 2025.
RODELLO, Francisco Alves. Nikolas Ferreira e a (auto)identificação de uma juventude conservadora. Universidade Federal de Viçosa, 2024. Disponível em: https://www.jornalismo.ufv.br/wp-content/uploads/2024/02/Francisco-Alves-Rodello.pdf. Acesso em: 6 jun. 2025.
SANAL, Asli (org.). Post-truth imaginations: new starting points for critique of politics and technoscience. London: Taylor & Francis, 2021. DOI: 10.4324/9780429053061
SANFILIPPO, Madelyn Rose; ZHU, Xiaohua Awa; YANG, Shengan. Sociotechnical governance of misinformation: an Annual Review of Information Science and Technology (ARIST) paper. Journal of the Association for Information Science and Technology, [S. l.], 2024. DOI: 10.1002/asi.24953
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 100, p. 3–46, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0896920516664582. Acesso em: 6 jun. 2025.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 30, p. 45–89, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/ytPjkXXYbTRxnJ7THFDBrgc. Acesso em: 6 jun. 2025.
SIGAL, Lucila. ‘We will teach by candlelight’: Argentine students and teachers protest Milei budget cuts. Reuters, 17 abr. 2024. Disponível em: https://www.reuters.com/world/americas/we-will-teach-by-candlelight-argentine-students-teachers-protest-milei-budget-2024-04-17/. Acesso em: 13 jun. 2025.
SILVA, Luciane da; COSTA, Kleyton Vieira Sales da. Tecnopolíticas do ódio: estratégias utilizadas por grupos de WhatsApp conservadores e bolsonaristas nas eleições brasileiras de 2018 e 2022. Revista Simbiótica, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/download/44757/30149/156060. Acesso em: 6 jun. 2025.
SRNICEK, Nick. Platform capitalism. Cambridge: Polity Press, 2017.
SUNSTEIN, Cass R. Is social media good or bad for democracy? Facebook Newsroom, 18 jan. 2018. Disponível em: https://about.fb.com/news/2018/01/sunstein-democracy/. Acesso em: 6 jun. 2025.
TIC DOMICÍLIOS. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil. Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 2024. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/. Acesso em: 6 jun. 2025.
TUFEKCI, Zeynep. Twitter and tear gas: the power and fragility of networked protest. New Haven: Yale University Press, 2017.
UNESCO. Education for sustainable development goals: learning objectives. Paris: UNESCO Publishing, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000247444. Acesso em: 6 jun. 2025.
UNESCO. Online disinformation: UNESCO unveils action plan to regulate social media platforms. UNESCO, 23 set. 2020. Disponível em: https://www.unesco.org/en/articles/online-disinformation-unesco-unveils-action-plan-regulate-social-media-platforms. Acesso em: 6 jun. 2025.