Tendências de Buscas no Google por Temas de Políticas Públicas e Eleições no Brasil (2004-2013)

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Thiago Perez Bernardes de Moraes
Romer Mottinha Santos

Resumo

Neste trabalho utilizamos a ferramenta Google Trendspara aferir a possível relação entre os assuntos ligados às políticas públicas e os períodos eleitorais. Para tanto traçamos duas frequências, uma ligada a termos políticos eleitorais (o qual os picos de interesse coincidem com os períodos eleitorais) e outra com termos ligados a cinco áreas das políticas públicas, “saúde”, “educação”, “transporte”, “economia” e “segurança”. Nossos resultados mostram que não há correlação entre o interesse por eleições e por temas ligados a políticas públicas. Em alguma medida esse resultado é condizente com a teoria da escolha racional, nesse cenário para economizar recursos (tempo) o eleitor se informa de maneira “econômica”. O resultado é também convergente à teoria psicológica do comportamento eleitoral, que prevê que as ações e preferências políticas guardam relação com a socialização, nesse caso a apatia e ou falta de interesse em relação aos temas de políticas públicas pode ter razões culturais. 

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Como Citar
Moraes, T. P. B. de, & Santos, R. M. (2018). Tendências de Buscas no Google por Temas de Políticas Públicas e Eleições no Brasil (2004-2013). Revista Sul-Americana De Ciência Política, 4(1), 123-142. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v4i1.4344
Seção
Artigos