VISIBILIDADE MIDIÁTICA: MUDANÇA NO JOGO OU ALTERNATIVA? PESQUISA COMPARATIVA ENTRE OS PARLAMENTARES DO BRASIL E DA ALEMANHA

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Orlando Lyra de Carvalho Júnior

Resumo

Este artigo se baseia em uma pesquisa de campo realizada com deputados brasileiros e alemães (MPs). O paper visa comparar estratégias de comunicação e conexões eleitorais em ambos os países. Metodologia: O projeto utilizou uma amostra  (N= 324) suficiente de participantes para análise. Resultados: A pesquisa encontrou dois tipos básicos de políticos: (i) deputados que utilizam meios de comunicação nacionais e regionais para se comunicar com os eleitores, que trabalham em comissões, e fazem discursos em plenário, mas cujas atividades não estão relacionadas principalmente aos interesses específicos de seus distritos. (ii) Deputados que usam pesadamente os meios de radiodifusão e de imprensa locais, cujas atividades estão focadas principalmente na prestação de serviços e benefícios seus círculos eleitorais. Para ambos os tipos, a Internet e visibilidade midiática não foram percebidas como um dos fatores decisivos. Conclusão: Como instrumento de comunicação política, a Internet e as redes sociais não emergiram como forças globais, mas como ferramentas utilizadas e adaptadas a contextos políticos locais.

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Como Citar
Carvalho Júnior, O. L. de. (2015). VISIBILIDADE MIDIÁTICA: MUDANÇA NO JOGO OU ALTERNATIVA? PESQUISA COMPARATIVA ENTRE OS PARLAMENTARES DO BRASIL E DA ALEMANHA. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 3(1), 110-131. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v3i1.4831
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Orlando Lyra de Carvalho Júnior, Universidade Vila Velha (ES)

Mestre em Sociologia (UFJF), Doutor em Política Comparada (UNI-BAMBERG, ALEMANHA), Pós-doutorado em Sociologia Política (UVV).