VISIBILIDADE MIDIÁTICA: MUDANÇA NO JOGO OU ALTERNATIVA? PESQUISA COMPARATIVA ENTRE OS PARLAMENTARES DO BRASIL E DA ALEMANHA
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Resumo
Este artigo se baseia em uma pesquisa de campo realizada com deputados brasileiros e alemães (MPs). O paper visa comparar estratégias de comunicação e conexões eleitorais em ambos os países. Metodologia: O projeto utilizou uma amostra (N= 324) suficiente de participantes para análise. Resultados: A pesquisa encontrou dois tipos básicos de políticos: (i) deputados que utilizam meios de comunicação nacionais e regionais para se comunicar com os eleitores, que trabalham em comissões, e fazem discursos em plenário, mas cujas atividades não estão relacionadas principalmente aos interesses específicos de seus distritos. (ii) Deputados que usam pesadamente os meios de radiodifusão e de imprensa locais, cujas atividades estão focadas principalmente na prestação de serviços e benefícios seus círculos eleitorais. Para ambos os tipos, a Internet e visibilidade midiática não foram percebidas como um dos fatores decisivos. Conclusão: Como instrumento de comunicação política, a Internet e as redes sociais não emergiram como forças globais, mas como ferramentas utilizadas e adaptadas a contextos políticos locais.
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