REVOLUÇÃO E BOLIVARIANISMO NA VENEZUELA DA ERA CHÁVEZ

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Anatólio Medeiros Arce
Marcos Antônio da Silva

Resumo

Este artigo busca discutir o processo político conhecido como Revolução Bolivariana, iniciado com a ascensão de Hugo Chávez à presidência da República em fevereiro de 1999. Desde então, o país passou por significativas transformações em sua estrutura social, as quais abrangeram os âmbitos, político, econômico e social. Este trabalho foi escrito com base na metodologia de análise das seguintes fontes: discursos e demais proclamas de Simón Bolívar e de Hugo Chávez; artigos jornalísticos publicados no jornal oficialista Correo del Orinoco; e outras publicações feitas pelo regime, a exemplo de resultados eleitorais. A análise deste artigo se desenvolve através das seguintes conclusões: a era Chávez foi marcada pela releitura e resignificação do culto ao libertador Simón Bolívar; Chávez exerceu um tipo específico de liderança; e, por fim, defende-se que a Revolução Bolivariana não terminou com a morte Chávez, pois ele continua presente no cenário político como uma figura simbólica manejada por seus sucessores.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Arce, A. M., & da Silva, M. A. (2015). REVOLUÇÃO E BOLIVARIANISMO NA VENEZUELA DA ERA CHÁVEZ. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 3(1), 132-145. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v3i1.5039
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Anatólio Medeiros Arce, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutorando e mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História (PPGH). Bacharel em ciências sociais na mesma instituição.

Marcos Antônio da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Integração da América Latina pelo PROLAM?USP.