A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE DIREITO NO ESTADO DE ALAGOAS: UM ESTUDO DE CASO EM UM CASO A SER REPENSADO
Palavras-chave:
Educação em Direitos Humanos, Cursos Jurídicos, Currículos, Alagoas.
Resumo
O presente trabalho busca investigar a formação propagada pelos cursos de Direito do Estado de Alagoas, objetivando avaliar se atendem aos postulados da Educação em Direitos Humanos. Partindo-se do pressuposto de que ainda prepondera o dogmatismo e o olhar legalista na formação dos futuros bacharéis, deixando em segundo plano a formação humanística, adotou-se como opção teórico-metodológica a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura e na análise dos 18 (dezoito) currículos dos cursos de Direito ofertados em Alagoas. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin, elegendo como categorias a presença da disciplina Direitos Humanos nos currículos dos cursos de Direito e a proporção das disciplinas de Formação Humanística em relação às técnico-jurídicas. O referencial teórico pauta-se em autores como Tardif, Apple, Giroux, Tomaz Tadeu, Barbosa, dentre outros.Downloads
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Publicado
2020-08-01
Como Citar
Lisiêr de Lima Palmeira, L., do Prado, E. C., & Cordeiro, C. P. B. S. (2020). A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE DIREITO NO ESTADO DE ALAGOAS: UM ESTUDO DE CASO EM UM CASO A SER REPENSADO. Revista Seara Filosófica, (20), 93-117. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/searafilosofica/article/view/18352
Edição
Seção
Artigos