Do olhar de Amy Allen acerca do poder foucaultiano como uma possibilidade emancipatória às teorias feministas

Resumo

Mediante a análise das relações de poder Michel Foucault produziu inquietações e reflexões. Algumas teóricas feministas, no entanto, avaliaram que a sua análise não abarcava as relações de poder incutidas contra mulheres pelos homens. É a partir deste entendimento que Amy Allen resolveu problematizar sobre a análise foucaultiana do poder a fim de compreender se é possível afirmar que tal análise não se demonstra útil para a construção teórica feminista do poder. Parte-se, então, nesta investigação do seguinte problema: de que forma Amy Allen pensa o poder em Foucault para a teoria feminista? A pesquisa estrutura-se pelo método de indução analítica. A técnica de pesquisa é a documentação indireta. Considera-se que a teoria feminista de poder defendida por Allen conecta-se a teoria do poder de Foucault, sendo possível imbricar importantes marcos políticos defendidos nesta categoria analítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Netto Brum, Universidade Federal do Rio Grande
Pós-Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG/Rio Grande/RS, Brasil. Doutora em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos -Unisinos/São Leopoldo/RS, Brasil. Especializanda em Educação para sexualidades – FURG/Rio Grande/RS, Brasil. Mestra em Direito e Justiça Social pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG/Rio Grande/RS, Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa Direito e Sexualidades – GDiS/ FURG/Rio Grande/RS, Brasil. 
Jessica Cristianetti, Faculdade da Serra Gaúcha – FSG/RS, Brasil
Doutora em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos -Unisinos/São Leopoldo/RS, Brasil. Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos -Unisinos/São Leopoldo/RS, Brasil. Professora de Direito da Faculdade da Serra Gaúcha – FSG/RS, Brasil.  
Renato Duro Dias, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Vice-Reitor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutor em Educação (UFPel) com período na Universidade de Lisboa, Portugal. Professor da Faculdade de Direito, do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado em Direito e Justiça Social (FURG). Líder do Grupo de Pesquisa ((CNPq) Direito e Sexualidades (GDiS FURG).)  
Publicado
2024-11-09