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Lucas Duarte Silva
Universidade Federal de Pelotas
Resumo
Enquanto grande parte da Europa estava influenciada pelas ideias do renascimento italiano, ou do empirismo inglês, ou ainda do racionalismo de Descartes, a península Ibérica desenvolveu um pensamento peculiar; muito próximo ao dos escolásticos do século XIII e XIV. A este movimento costuma-se dar o nome de Segunda Escolástica ou Escolástica Barroca. Neste estudo procuraremos expor, de maneira rápida e geral, o que caracterizou este movimento. Enfatizaremos a continuação do método de produção de conhecimento, mas buscaremos evidenciar o papel da Escola de Salamanca, epicentro da Segunda Escolástica, neste contexto. A importância deste período se dá, não apenas pela influência nas primeiras escolas das colônias americanas, mas, também, pela sua influência dentro do continente europeu. Palavras-chave: Segunda Escolástica; Filosofia; Teologia. Abstract: While most of Europe was influenced by the ideas of the Italian Renaissance, or English empiricism, or rationalism of Descartes, the Iberian world developed a peculiar thought, very close to the Scholastics of the thirteenth century and fourteenth. This movement is usually given the name of the Second Scholastic or Scholastic Baroque. This study will seek to expose, quickly and generally, what characterized this movement. We will focus on the continuation of knowledge production’s method, but will seek to highlight the function of the School’s Salamanca, the epicenter of the second scholasticism. The importance of this period is given, not only by the influence of the first schools in the American colonies, but also because of their influence within the European continent.Keywords: Second Scholastic; Philosophy; Theology. SILVA, Lucas D."A ESCOLA DE SALAMANCA: ENTRE O MEDIEVO E A MODERNIDADE". In:Seara Filosófica, UFPel: Pelotas, n.6, Inverno, 2013, pp.76-84.