O IMAGINÁRIO UTÓPICO EM DIÁLOGO COM AS VISÕES SOCIAIS DE MUNDO
A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO HISTORICISMO E SURREALISMO
Resumo
Poderia o imaginário utópico influenciar uma determinada visão social de mundo ao ponto de consolidar a ordem vigente ou ao ponto de romper com a ordem vigente? Baseado nesta inquietação, este artigo busca-se refletir sobre a influência das visões sociais de mundo na formação de representações mentais. Inicialmente, considera-se a Educação como influência fundamental, ensinando uma maneira de ser baseada em ideais ou visões de mundo. Para tanto, é necessária a reflexão sobre o conceito de visão social de mundo, bem como suas nuances ideológicas ou utópicas, pautadas nas obras do filósofo Michael Löwy. Após, foi realizado breve estudo para verificar as formas através das quais tal conceito é articulado academicamente, a partir da análise de produções científicas selecionadas através do método de amostragem. Finalmente, explora-se a relação entre representações imaginárias e visões sociais de mundo, abordando o papel do historicismo e surrealismo na formação destas representações mentais, a fim de refletir sobre a importância da subjetividade e da expressão humana que explicam a força destas representações ao dialogar diretamente com o imaginário e o subconsciente coletivo.