UTILITARISMO POSITIVO DE J. S. MILL VERSUS UTILITARISMO NEGATIVO DE A. KAUFMANN

Resumo

O texto objetiva apresentar duas formas de utilitarismo, o positivo e o negativo, a partir da perspectiva, respectivamente, de dois autores, J.S.Mill e de A.Kaufmann. Estabelecem-se algumas diferenças entre os autores para que se possa comparar as duas manifestações do utilitarismo. Com isto, constatam-se divergências e convergências entre as duas manifestações do utilitarismo. A ideia de felicidade ou bem-estar apresenta-se nas duas perspectivas, sendo que uma concentra-se em promover a felicidade da maioria (utilitarismo positivo), a outra objetiva reduzir a miséria do máximo possível de indivíduos (utilitarismo negativo). A diferença concentra-se no modo de promoção da felicidade e de quais indivíduos são contemplados.

Biografia do Autor

Guilherme Camargo Massau, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professor da Faculdade de Direito, do PPGD e PPGCPol da UFPel, Pós-doutor pela PUCRS (2016-2017), Doutor em Direito pela Unisinos, Mestre em Ciências Jurídico-Filosóficas pela Universidade de Coimbra e Espacialista em Ciências Criminais pela PUCRS; Autor dos livros: Metodologia Jurídica. Do início da ciência do direito ao iluminismo português, editora Atlas; O princípio republicano domundo-da-vidado Estado constitucional cosmopolita, editora Unijuí; O Estado de Direito e as dimensões da res publica, editora Prismas.

Publicado
2025-07-26
Como Citar
Camargo Massau, G. (2025). UTILITARISMO POSITIVO DE J. S. MILL VERSUS UTILITARISMO NEGATIVO DE A. KAUFMANN. Revista Seara Filosófica, (27), 20-31. https://doi.org/10.15210/sf.vi27.28530

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##