A FORMAÇÃO DOS “ESPÍRITOS LIVRES” EM NIETZSCHE

  • Anderson Luiz Tedesco (UNOESC) Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Roque Strieder (UNOESC) Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Resumo

Este artigo discorre a respeito de reflexões que Nietzsche faz sobre a formação humana ou dos “espíritos livres”. Constatamos, nas obras do terceiro período do filósofo, considerações nada brandas; pelo contrário, Nietzsche entra em cena com críticas impiedosas acerca da cultura decadente de sua época. Por conseguinte, suas críticas sobre a formação humana ou de “espíritos livres” resultam em possibilidades de discussões pertinentes no Projeto de Pesquisa Observatório da Educação, aprovado pela CAPES, intitulado: “Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos das ciências humanas, ciências da natureza e linguagens, na mesorregião do Oeste catarinense: implicações na qualidade da educação básica”, como sendo um processo construtivo de novas práticas pedagógicas, sonham-se com experiências formativas de maior efetividade a partir de concepções interdisciplinares, bem como da atitude transdisciplinar. São rodovias amplas, com múltiplas pistas e sentidos, desprovidas de exigências hierárquicas e, por isso, abertas para a alteridade e a diversidade. Ante o exposto, concluímos ser possível repensar as estratégias e ações multidisciplinares na formação das crianças ou “dos espíritos livres” do ensino fundamental no Oeste Catarinense, constituindo experiências formativas que outorgam maestria para equilibrar-se na tênue corda da vida e, que sem elas, as experiências formativas vivenciadas como exercício de si, não existe a possibilidade de transmutação no conferimento da dignidade humana. Eis a lição formativa de Nietzsche ser e ser um constante vir-a-ser, reconhecendo que a marca da finitude humana já não é um peso, todavia uma irreversível encruzilhada.Palavras-chave: Educação; Experiências Formativas; Espíritos Livres; Nietzsche. Abstract:This article talks about reflections that Nietzsche makes about human training or “free spirits”. We found in the works of the philosopher of the third period, nothing bland considerations; on the contrary, Nietzsche enters the scene with merciless criticism of the decadent culture of his time. Therefore, his criticism on human training or “free spirits” result in opportunities for relevant discussions in Research Project Centre for Education, approved by CAPES, entitled: “Strategies and disciplinary actions in the areas of knowledge of the humanities, sciences nature and languages, the middle region of the Western Santa Catarina: implications for the quality of basic education” as a constructive process of new teaching practices, dream with formative experiences of greater effectiveness from interdisciplinary concepts, as well as the transdisciplinary attitude. They are broad highways with multiple lanes and senses, devoid of hierarchical requirements and therefore open to otherness and diversity. Based on the foregoing, we conclude that is possible to rethink the strategies and actions in multidisciplinary training of children or “the free spirits” elementary school in Western Santa Catarina, constituting formative experiences that grant mastery to balance on the thin rope of life, and without them, experienced the formative experiences as an exercise in itself, there is the possibility of transmutation in the conferment of human dignity. That is the lesson of Nietzsche be formative and be a constant come-to-be, recognizing that the mark of human finitude is no longer a burden, but an irreversible crossroads.Keywords: Education; Formative experiences; Free Spirits; Nietzsche.  TEDESCO, Anderson Luiz; STRIEDER, Roque. “A Formação Dos “Espíritos Livres” em Nietzsche ” In: Seara Filosófica, n. 9, Verão, 2014, p.39-53.

Biografia do Autor

Anderson Luiz Tedesco (UNOESC), Universidade do Oeste de Santa Catarina
Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.
Roque Strieder (UNOESC), Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP/SP Prof. do Programa de mestrado em Educação da Unoesc. Temáticas de estudo: Educação e Formação Humana. Ética e Educação.
Publicado
2015-03-04
Seção
Artigos