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Clademir Luís Araldi (UFPel)
UFPel
Resumo
A partir da apresentação e da interpretação da seção “Das três transmutações”, proposta por K. Löwith, procuramos mostrar a importância das imagens, símbolos e pensamentos do primeiro discurso, da primeira parte de Assim falou Zaratustra para a obra mais afirmativa de Nietzsche. Tendo como fio condutor esse discurso, pretendemos analisar as tensões na tarefa do filósofo solitário, a saber, de construir uma nova ‘arte de viver’.Palavras-chave: Transmutações; Arte; Camelo; Leão; Criança; Ascetismo. Abstract:This study provides a discussion about the importance of images, symbols, and thoughts of the first discourse in the first part of Thus Spoke Zarathustra for Nietzsche’s most affirmative work, taking the presentation and interpretation of the section “The Three Metamorphoses” proposed by K. Löwith as a starting point. With this discourse as a guideline, the tensions in the task of the lonely philosopher, namely that of building a new ‘art of living', are analyzed.Keywords: Metamorphoses; Art; Camel; Lion; Child; Asceticism. ARALDI, Clademir Luís. ““Das três Transmutações”: indicações para uma nova arte de viver” In: Seara Filosófica, n. 9, Verão, 2014, p.7-26.
Biografia do Autor
Clademir Luís Araldi (UFPel), UFPel
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora de Imaculada Conceição (1991), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, História da Filosofia Moderna e Contemporânea e na Filosofia de Nietzsche, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, crítica da moral, genealogia e naturalismo. Realizou estágios de pesquisa na Universidade Técnica de Belim - Alemanha, em 2001-02, em 2007-08 e em 2014. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.