CONSERVAÇÃO E RESPONSABILIDADE COM O MUNDO: Arendt e a educação para o exercício da liberdade na vida política
Resumo
O presente artigo procura expor as linhas gerais da acepção de Hannah Arendt (1906-1975) sobre a educação enquanto comprometimento com o mundo, pois essa possui a tarefa de introduzir no mundo humano novos seres. A crise hodierna na educação, segundo Arendt, é perpassada, em sua inter-relação com as dicotomias da sociedade de massas, a partir da ruptura com a tradição e da recusa dos educadores em assumir seu compromisso no processo educacional. O problema da autoridade, a educação na enquanto conservadora, e outras temáticas conexas, se tornam relevantes na investigação da problemática da crise na educação e, principalmente, na busca de apontar para possibilidades históricas de saída desta crise para, pela ação e pela reflexão, interrompendo o atual incurso de ausência de responsabilidade tanto com o mundo, como com as crianças trazidas pela natalidade diariamente ao mundo. Neste horizonte, procura-se estabelecer uma relação entre a crítica de Arendt às iniciativas reformistas na educação nos Estados Unidos com a necessidade de repensar o processo de educação brasileira, um paralelo que implica perceber os limites da importação de teorias e de metodologias pedagógicas sem a preocupação de conhecer a realidade e as necessidades nacionais. Palavras-chave: Hannah Arendt; Educação Conservadora; Responsabilidade; Autoridade; Natalidade. Abstract: This article discusses the concept of Hannah Arendt (1906-1975) on education as commitment to the world, a task enter the human world new beings. The education crisis, according to Arendt, is related to the dichotomies of mass society, from the break with tradition and the refusal of educators to assume its commitment in the educational process. The problem of authority in education as conservative, and other related issues, become important in the crisis the issue of research in education, and especially in seeking to point to historical possibilities of its overcoming. Thus, it seeks to establish a relationship between criticism of Arendt to reform initiatives in education in the United States with the need to rethink the process of Brazilian education, which implies a parallel realize the limits of import theories and teaching methods without the worry to know the reality and national needs. Keywords: Hannah Arendt; Conservative education; Responsibility; Authority; Natality. JARDIM, Giovane Rodrigues. “Conservação e Responsabilidade com o Mundo: Arendt e a educação para o exercício da liberdade na vida política”. In: Seara Filosófica, n.10, inverno, 2015, p.99-116.Downloads
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