A doutrina da emanação dos seres e o neoplatonismo árabe-medieval de Al-Farabi

  • Ana Paula Batista Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Resumo

Al-Farabi (892 – 950 d. C./ 259 – 339 H.), pensador árabe medieval, foi considerado o fundador do neoplatonismo na falsafa (filosofia escrita em árabe) devido à particularidade de sua obra influenciada pela filosofia grega e pelo desenvolvimento intelectual característico das primeiras civilizações islâmicas. Duas obras tiveram importância fundamental para a metafísica e cosmovisão neoplatônica de Al-Farabi, a obra Uthulugia Aristutalis (A teologia de Aristóteles) / Kitab al-Rububiyah (Livro da Divindade), conhecida hoje por ser uma paráfrase das últimas três Enéadas e a obra al-Khayr al-Mahd (O Puro Bem), que consistia em 32 das 289 proposições dos Elementos de Teologia de Proclo. A presente comunicação tem como objetivo discorrer sobre a doutrina da emanação dos seres apresentada na metafísica alfarabiana e avaliar como os escritos dos neoplatônicos gregos, em especifico Plotino e Proclo, influenciaram sua obra Al-Madina al-Fadila (A cidade ideal) no que diz respeito à tese da existência de uma ligação entre o mundo inteligível e o mundo material através da emanação (fayd, sudur) dos seres.

Biografia do Autor

Ana Paula Batista, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduada em Psicologia pela Universidade de Marília (UNIMAR). Graduanda em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Mestranda em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Publicado
2017-01-15