AS TRANSFORMAÇÕES NO CONJUNTO HABITACIONAL “PAR - PRINCESA DO SUL”: UMA ANÁLISE PAUTADA NOS NÍVEIS E DIMENSÕES DO URBANO

  • Paula Neumann Novack UFPel
  • Gilciane Soares Jansen
  • Rosalina Burgos

Resumo

Neste trabalho, pesquisamos o conjunto habitacional Princesa do Sul, do Programa de Arrendamento Residencial – PAR e suas transformações-alterações ocorridas neste local devido apropriação deste espaço. Causando modificações no espaço concebido por uma política habitacional padrão.

Temos como objetivo analisar a transformação do espaço projetado-concebido, através das necessidades, desejos e sonhos pessoais de cada morador (habitat/habitar), e também compreender até que ponto as modificações no conjunto habitacional são positivas e a partir de que ponto torna-se um conflito de vizinhança.

Este estudo discute, com base no aporte teórico-conceitual da Geografia Urbana baseada nas contribuições de Henri Lefebvre, que as alterações ocorridas no conjunto habitacional nem sempre são negativas. Estas transformações são necessárias para que os seres humanos não sejam “robotizados”. Assim, essas modificações e alterações ocorrem devido à própria dinâmica da sociedade e da geografia urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-01-17
Edição
Seção
Artigos