O Território, a Cultura e as Identidades: implicações no ensino de Geografia

  • Claudete Robalos da Cruz UFPel
  • Gomercindo Ghiggi UFPel
Palavras-chave: Lugar, Geografia, Educação

Resumo

No atual contexto em que vivenciando uma época de reconhecimento da existência da diversidade, sejam culturais, religiosas e étnicas, tem-se a “aceitação” da diferença e uma recuperação do cidadão. Tal conjuntura estimula a emergência de múltiplos territórios. Uma vez que, o componente territorial e cultural é central na constituição do modelo de cidadão, recuperar a cidadania é repensar o território, a cultura e a educação (SANTOS, 2002). A educação, sob tal perspectiva é chamada a trabalhar em torno da heterogeneidade, haja vista que, no palco da escola coexistem uma multiplicidade de culturas. A partir do convívio com as diferenças, é possível levar os estudantes à construção de pensamento próprio e de respeito à diversidade.

Palavras-chave: Lugar.  Geografia. Educação.

Biografia do Autor

Claudete Robalos da Cruz, UFPel
Doutoranda em Educação da Universidade Federal de Pelotas.
Gomercindo Ghiggi, UFPel
Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas
Publicado
2015-03-19
Edição
Seção
Artigos