Contribuições Teóricas acerca do termo cultura e suas vinculações na perspectiva da proposta freireana

  • Inajara Faria UFPel
  • Sandro de Castro Pitano UFPel
Palavras-chave: Cultura, Comunicação Cultural, Ensino conscientizador

Resumo

O presente artigo tem como preocupação elucidar o termo cultura na obra do educador Paulo Freire. Para atingir o objetivo proposto por este artigo, primeiramente faz-se necessário uma discussão em torno do que seja cultura, onde foram pesquisados alguns dos principais autores que abordam o tema em Geografia Cultural, como: Roque de Barros Laraia (2009), Paul Claval (2001) e Roberto Lobato Corrêa (2003). Quanto aos referenciais utilizados para discutir o termo cultura na obra de Paulo Freire, foram utilizados os livros Ação cultural para a liberdade (1981), Educação e mudança (1979) e Pedagogia do Oprimido (2005). Este artigo aborda, portanto, contribuições a cerca do termo cultura e suas vinculações sobre o ensino sob uma perspectiva da proposta freireana.

Palavras-chave: Cultura. Comunicação cultural. Ensino conscientizador.

Biografia do Autor

Inajara Faria, UFPel
Mestranda em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Bolsista CAPES. Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas.
Sandro de Castro Pitano, UFPel
Doutor em Filosofia da Educação pela UFRGS. Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas. Orientador.
Publicado
2015-03-19
Edição
Seção
Artigos