A DINÂMICA DO CONSUMO NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE (RMPA): NOVAS CENTRALIDADES

  • Anderson Müller Flores UFPel
  • Paulo Roberto Rodrigues Soares

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar as novas centralidades na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) através da presença de grandes superfícies de consumo e da expansão do setor terciário na economia. Ao mesmo tempo, pretende-se estudar a fragmentação do espaço da região metropolitana a partir da dinâmica do consumo e sua influência. A desconcentração metropolitana é um processo recente na extensão do espaço metropolizado, sendo um processo socioespacial muito mais complexo e veloz que as delimitações administrativas da Região Metropolitana. Atualmente as metrópoles tendem a caracterizar-se pela multicentralidade, isto é, pela presença de diferentes centros. Na RMPA, algumas cidades estão se tornando centros de serviços e gerando novos fluxos neste espaço. A pesquisa visa a identificação de pontos de centralidade como shopping centers, hipermercados e outras grandes superfícies comerciais. O consumo presente nestes espaços e sua influência na formação de novas centralidades atraem novos empreendimentos e investimentos (especialmente imobiliário) em torno destas áreas que propiciam uma maior dinâmica de serviços e consequentemente de consumo.

Biografia do Autor

Anderson Müller Flores, UFPel
Estudante de graduação em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de iniciação científica PROBIC/FAPERGS e integrante do LABES – Laboratório do Espaço Social do Departamento de Geografia da UFRGS e do Observatório das Metrópoles - Núcleo Porto Alegre.
Paulo Roberto Rodrigues Soares
Doutor em Geografia Humana. Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador do LABES – Laboratório do Espaço Social do Departamento de Geografia da UFRGS e do Observatório das Metrópoles - Núcleo Porto Alegre.
Publicado
2016-07-12
Edição
Seção
Artigos