A DINÂMICA DO CONSUMO NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE (RMPA): NOVAS CENTRALIDADES

  • Anderson Müller Flores UFPel
  • Paulo Roberto Rodrigues Soares

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar as novas centralidades na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) através da presença de grandes superfícies de consumo e da expansão do setor terciário na economia. Ao mesmo tempo, pretende-se estudar a fragmentação do espaço da região metropolitana a partir da dinâmica do consumo e sua influência. A desconcentração metropolitana é um processo recente na extensão do espaço metropolizado, sendo um processo socioespacial muito mais complexo e veloz que as delimitações administrativas da Região Metropolitana. Atualmente as metrópoles tendem a caracterizar-se pela multicentralidade, isto é, pela presença de diferentes centros. Na RMPA, algumas cidades estão se tornando centros de serviços e gerando novos fluxos neste espaço. A pesquisa visa a identificação de pontos de centralidade como shopping centers, hipermercados e outras grandes superfícies comerciais. O consumo presente nestes espaços e sua influência na formação de novas centralidades atraem novos empreendimentos e investimentos (especialmente imobiliário) em torno destas áreas que propiciam uma maior dinâmica de serviços e consequentemente de consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Müller Flores, UFPel
Estudante de graduação em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de iniciação científica PROBIC/FAPERGS e integrante do LABES – Laboratório do Espaço Social do Departamento de Geografia da UFRGS e do Observatório das Metrópoles - Núcleo Porto Alegre.
Paulo Roberto Rodrigues Soares
Doutor em Geografia Humana. Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador do LABES – Laboratório do Espaço Social do Departamento de Geografia da UFRGS e do Observatório das Metrópoles - Núcleo Porto Alegre.
Publicado
2016-07-12
Edição
Seção
Artigos