O PENSAMENTO DE MATTHEW LIPMAN NO CONTEXTO PELOTENSE: POR UMA ÓTICA PESSOAL
Palavras-chave:
Ensino de filosofia, Experiência, Pesquisa, Matthew Lipman.
Resumo
Nossa experiência de regência de classe no ano de 2016 no Colégio Estadual Félix da Cunha, foi marcada pela inserção do método da comunidade de investigação defendida por Lipman. Para melhor explicar os fundamentos de tal, iremos aprofundar os conceitos de experiência e investigação. Portanto, afirmamos termos utilizado o método estrutural de leitura da obra de forma a organizar as ideias principais de Lipman. Em seguida, fundamentamos nosso estágio de regência de classe pelo próprio método de ensino do filósofo, juntamente com o conteúdo de suas obras principais.
Publicado
2020-03-30
Edição
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).