No ar o novo dossiê da Norus “Simmel e as Formas de Vida"

É com satisfação que a Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em seu sétimo número publica o Dossiê “Simmel e as Formas de Vida". O dossiê, organizado por Arthur Bueno, do Centro Max Weber de Estudos Sociais e Culturais Avançados da Universidade de Erfurt, Elaine Leite e Eder Malta, ambos do PPGS/UFPel, professores e pesquisadores com vasta experiência na temática, destaca-se pela contribuição do pensamento de Georg Simmel para a compreensão da sociedade contemporânea a partir de trabalhos que apresentam interlocuções teóricas e metodológicas com sua obra.

O dossiê publica oito artigos escritos por autores brasileiros e estrangeiros e tratará de assuntos sobre a ótica simmeliana acerca da Sociologia da vida, a crítica à objetividade da ciência, o conflito e a confiança entre as diferentes formas de vida, as artes e as exposições artísticas e industriais, a vida moderna entre outros. Busca-se estabelecer criticamente a leitura de Simmel tendo como base pesquisas sociológicas que reforçam a importância de atentarmos para este autor no debate acerca da sociedade brasileira.

No primeiro semestre de 2017, a NORUS passou por uma reformulação interna que culminou na alteração da edição de seus textos. Estes foram reformulados para deixar a leitura mais fluida e agradável. Além disso, a arte da capa desta e das próximas edições conta com a diagramação de Carolina Monteiro e trará estampada a arte de Carlos Gómez, artista uruguaio contemporâneo que cedeu suas obras para fazer parte do novo projeto visual da Revista. Agradecemos a todos (as) os (as) autores pelo compartilhamento de conhecimento e saberes no campo de produção teórica sobre Gerog Simmel, aos colaboradores que auxiliaram na composição desta edição da NORUS. Desejamos boa leitura!

Equipe Editorial da Revista NORUS.