A teoria das representações sociais como instrumento de compreensão da realidade: Aproximações à luz da experiência concreta

  • Flávio Sacco dos Anjos UFPel

Resumo

O mito fundador da sociologia rural estabeleceu a oposição campo - cidade, classificando tais noções como realidades espaciais e sociais descontínuas. Tal visão reflete o efeito produzido pela teoria dicotômica que tratou de explicar o rural não por suas características intrínsecas, mas como a própria negação deste em relação ao urbano. O primeiro como o lugar do conservadorismo, da tradição do atraso e da estagnação, o segundo como a quintessência do dinamismo, do progresso, da modernidade. O rural com suas funções tradicionais (produção de alimentos, fibras e matérias-primas) e que assiste ao agônico esvaziamento demográfico e o urbano como o polo que se agiganta em meio à expansão industrial e o adensamento populacional. Todavia, as últimas três décadas coincidem com a emergência de novos enfoques que propugnam uma releitura do rural, reconhecendo a importância de outras vocações que pouco ou nada teriam a ver com a produção agropecuária stricto senso. Mas como estes novos papeis atribuídos ao rural são captados pelos alunos das Ciências Agrárias? Estão eles conscientes e identificados com o universo que elegeram enquanto campo de exercício profissional? A resposta a estas questões foi buscada lançando mão da teoria das representações sociais. Esse artigo tem um duplo propósito, de um lado, debater sobre essa vertente teórica e metodológica como ferramenta de pesquisa; de outro, trazer à tona uma experiência concreta sobre a qual possa ser compreendida a aplicação da teoria das representações, bem como o potencial heurístico que lhe corresponde.

Biografia do Autor

Flávio Sacco dos Anjos, UFPel
Depto. de Ciências Sociais Agrárias, Faculdade de Agronomia, UFPel.Programa de Pós-Graduação em SociologiaPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrmônio CulturalSociologia Rural.

Referências

ANJOS, Flávio Sacco dos. Agricultura familiar, pluriatividade e desenvolvimento rural no Sul do Brasil. Pelotas: EGUFPEL. 2003.

BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. El Oficio del Sociólogo. México, Siglo XXI, 1999.

BOURDIEU, Pierre. Lección sobre la lección, Barcelona, Anagrama, 2002.

CARNEIRO, Maria José; TEIXEIRA, Vanessa Lopes. Para além das dualidades. In: CARNEIRO, Maria José (Org.). Ruralidades Contemporâneas. Modos de viver e pensar o rural na sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Mauad, 2012.

CARNEIRO, Maria José. Camponeses, agricultores e pluriatividade. Rio de Janeiro: Contra Capa. 1998.

DEL GROSSI, Mauro; GRAZIANO DA SILVA, José. A pluriatividade na agropecuária brasileira em 1995. Estudos Sociedade e Agricultura, v.11, 1998.

DURKHEIM, Èmile. As regras do método sociológico, 5a. ed., São Paulo: Editora Nacional. 1968.

DUVEEN, Gerard. Poder das Ideias. In: MOSCOVICI, Serge. (Ed.), Representações sociais. Investigações em psicologia social, Petrópolis: Editora Vozes, 2010.

ELIAS, Norbert. The Society of Individuals, Oxford, Basil Blackwell, 1991.

GUEDES, Moema de Castro. A presença feminina nos cursos universitários e nas pós-graduações: desconstruindo a ideia da universidade como espaço masculino. História Ciências Saúde- Manguinhos, v.15, 2008.

JODELET. Denise. Ciências sociais e representações: estudo dos fenômenos representativos e processos sociais, do local ao global. Sociedade e Estado, v.33, nº 2, 2018.

JODELET, Denise. La representación social: fenómenos, conceptos y teoría. In: MOSCOVICI, Serge. Psicología social II. Pensamiento y vida social. Psicología social y problemas sociales. Barcelona-Buenos Aires-México: Paidós, 1984.

MARTINS, José de Souza. O futuro da sociologia rural e sua contribuição para a qualidade de vida rural. Estudos Avançados, v.15, nº 43, 2001.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais. Investigações em psicologia social. 7ª Ed Petrópolis: Editora Vozes, 2010.

RIOUX, Jean Pierre; SIRINELLI, Jean-François. Pour une histoire culturelle. Paris: Les Éditions du Seuil, 1997.

SCOTT, John. Sociologia: conceitos-chave. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

SOROKIN, Pitirin; ZIMMERMAN, Carle; GALPIN, Charles. Diferenças fundamentais entre o mundo rural e o mundo urbano. In MARTINS, José de Souza. Introdução crítica à sociologia rural. São Paulo: Hucitec, 1986.

UCRÓS, Jorge. Algunos problemas metodológicos en sociología, Revista Mexicana de Sociología, v.31, nº5, 1970.

WANDERLEY, Maria Nazaré. Baudel. A emergência de uma nova ruralidade nas sociedades modernas avançadas. Estudos Sociedade e Agricultura, v.15, 2001.

WRIGHT MILLS, Charles. A Imaginação Sociológica, Rio de Janeiro. Zahar, 1982.

Publicado
2020-08-09
Seção
Dossiê: As vias qualitativas da indagação social