ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS À LUZ DA SOCIOLOGIA ECONÔMICA DE MARK GRANOVETTER: HETERODOXIA E TEORIA DE REDES SOCIAIS

Resumo

Este estudo objetiva analisar alguns dos mais relevantes aspectos teóricos sociológico-econômicos referentes aos arranjos produtivos locais (APLs). Os APLs manifestam, por sua natureza e suas especificidades, nuances peculiares das economias de aglomeração, podendo, assim, ser identificados e caracterizados a partir da teoria de redes, que evidencia como esses podem contribuir para o desenvolvimento local e regional. Através do aporte reflexivo da recente teoria de redes sociais do sociólogo econômico americano Mark Granovetter, buscar-se-á, em virtude de seu caráter heterodoxo, discorrer sobre algumas possíveis particularidades que as redes sociais podem oferecer aos APLs e, por meio desses, ao desenvolvimento das localidades e/ou regiões. A metodologia utilizada foi qualitativa, da técnica de revisão bibliográfica sistemática sobre as temáticas acima elencadas.

Biografia do Autor

João Morais de Sousa, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Doutor em Sociologia pela UFPE, com estudos de Pós-doutorado em Desenvolvimento Regional pela UEPB. Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais da UFRPE. Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UEPB. Pesquisador do GIERSE/CE/UFPE/CNPq e do GECIC/DED/UFRPE/CNPq. Estuda cultura popular, desenvolvimento local, turismo e cidadania.
Tiago Macedo Bezerra Maia, Fundação Joaquim Nabuco
Pesquisador-bolsista na Diretoria de Pesquisas Sociais da Fundação Joaquim Nabuco (DIPES / FUNDAJ / CNPq). Professor extensionista de Sociologia, História e Filosofia no Projeto Gradação (CE/ PROEXC/ UFPE). Pesquisador integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Representações Sociais e Educação (GIERSE / CE / UFPE / CNPq), Pesquisador integrante do Grupo de Estudos em Ensino de Ciências e Contemporaneidade. (GECIC / DED / UFRPE / CNPq) e membro do Laboratório de Estudos em Política e Religião (LABERP / DIPES / FUNDAJ). Mestre, Especialista, Bacharel e Licenciado em Filosofia (UFPE). Especialista em Gestão Pública e Bacharel em Ciências Sociais (UFRPE). Especializando em Economia e Desenvolvimento Regional (DIFOR / FUNDAJ)
Publicado
2022-08-31