Pensando o campo cinematográfico brasileiro a partir das contribuições de Pierre Bourdieu

  • Ricardo Normanha Ribeiro de Almeida Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este artigo tem como objetivo observar e compreender a estruturação do campo cinematográfico brasileiro a partir das contribuições teóricas de Pierre Bourdieu. Os conceitos de campo e habitus são elementos chaves para esta compreensão na medida em que revelam a teoria da prática desenvolvida pelo sociólogo francês, na qual observam-se as relações que se estabelecem entre os agentes do campo e as práticas sociais incorporadas. A teoria da prática busca estabelecer a mediação necessária entre as teorias sociológicas centradas nas estruturas sociais e as teorias que focalizam a ação humana. Desta forma, este artigo busca inicialmente discutir os conceitos chaves de campo e habitus para, em seguida, se debruçar sobre a análise do campo cinematográfico brasileiro por meio da compreensão de seus mecanismos de estruturação e conquista de autonomia, suas regras de funcionamento, suas disputas internas, bem com de sua relação com os demais campos do audiovisual e das artes. Palavras-chave: Teoria do campos; Campo cinematográfico; Habitus.

Biografia do Autor

Ricardo Normanha Ribeiro de Almeida, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade Estadual de Campinas
Doutorando pelo Programa de Doutorado em Ciências Sociais do IFCH / UNICAMP. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Bacharel em Sociologia e Ciências Políticas e Licenciado em Ciências Sociais pelo IFCH / UNICAMP. Atua principalmente nos seguintes temas: Sociologia do Trabalho, Relações de Trabalho no campo artístico, Relações sociais de sexo (gênero), produção cinematográfica, políticas de incentivo à produção artística.
Publicado
2016-07-26