Sobre a Revista

Foco e Escopo

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A Revista Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior, criada em 2018, é uma publicação eletrônica semestral do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A publicação busca promover a socialização de conhecimentos teóricos e práticos multidisciplinares, produzidos em nível local, nacional e internacional, nas áreas de acessibilidade e inclusão. Com a ampliação de políticas públicas no cenário do ensino superior do país, tais como REUNI, SISU e Lei de Cotas, a Universidade vem construindo possibilidades que garantam respeito às diferenças, ao acesso e, sobretudo, a uma permanência de qualidade aos(às) estudantes. O acesso e a inclusão no ambiente universitário demandam, além de condições físicas adequadas, toda uma rede de apoio, construída coletivamente, para promover crescimento biopsicossocial e cognitivo, baseado no convívio com as diferenças. Dessa forma, a RevAIES visa a dialogar, com  interlocutores(as) provenientes de diferentes áreas do conhecimento – social, educação, saúde e assistência -, acerca da acessibilidade, da permanência e do acompanhamento dos(as) estudantes com deficiências, altas habilidades e transtorno do espectro autista, que frequentam as instituições de ensino superior, de modo a  contribuir para uma prática que lhes permita uma formação qualificada.

A publicação enfatiza seu compromisso com a qualidade científica e com a acessibilidade das publicações.

Principais características da revista:

  • Gratuidade
  • Acesso livre
  • Avaliação cega por pares
  • Acessilibilidade
  • ISSN, indexações e DOI
  • Submissão em  fluxo contínuo

Processo de Avaliação pelos Pares

Instruções em Libras

Para assegurar a integridade da avaliação cega por pares, devem-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores(as) e avaliadores(as)durante o processo. Isto exige as seguintes precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Excluir do texto seus nomes e seus dados de identificação.
  2. Em documentos do Microsoft Office, remover a identificação dos(as) autor(a) das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como… > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança… > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão UFPel

  • Universidade Federal de Pelotas

Histórico do periódico

Texto em Libras – Clique aqui 

A Revista Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior, criada em 2018, é uma publicação eletrônica semestral do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A publicação busca promover a socialização de conhecimentos teóricos e práticos multidisciplinares, produzidos em nível local, nacional e internacional, nas áreas de acessibilidade e inclusão. Com a ampliação de políticas públicas no cenário do ensino superior do país, tais como REUNI, SISU e Lei de Cotas, a Universidade vem construindo possibilidades que garantam respeito às diferenças, ao acesso e, sobretudo, a uma permanência de qualidade aos(às) estudantes. O acesso e a inclusão no ambiente universitário demandam, além de condições físicas adequadas, toda uma rede de apoio, construída coletivamente, para promover crescimento biopsicossocial e cognitivo, baseado no convívio com as diferenças. Dessa forma, a RevAIES visa a dialogar, com  interlocutores(as) provenientes de diferentes áreas do conhecimento – social, educação, saúde e assistência -, acerca da acessibilidade, da permanência e do acompanhamento dos(as) estudantes com deficiências, altas habilidades e transtorno do espectro autista, que frequentam as instituições de ensino superior, de modo a  contribuir para uma prática que lhes permita uma formação qualificada.

A publicação enfatiza seu compromisso com a qualidade científica e com a acessibilidade das publicações.

Principais características da revista:

  • Gratuidade
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