AVALIAÇÃO DO ISOLAMENTO TÉRMICO DE TRÊS DIFERENTES MATERIAIS USADOS NA CONSTRUÇÃO E PREENCHIMENTO DE PAREDES EXTERNAS
Resumo
Verões cada vez mais quentes trazem grandes problemas térmicos no interior de residências e estabelecimentos comerciais, acarretando o aumento da demanda de instalação de condicionadores de ar e o conseqüente elevado consumo de energia. Construções utilizando isolantes térmicos em suas paredes externas podem diminuir esse gasto de energia ou até mesmo suprir a utilização desses equipamentos. Devido a esses fatores o presente trabalho teve como objetivo avaliar o isolamento térmico em três caixas construídas com diferentes materiais, sendo uma constituída de tábuas de madeira com paredes simples, e duas construídas com compensado, paredes duplas e o interior das paredes preenchido com casca de arroz e Isopor®. As caixas após construídas foram colocadas em estufa a 40°C.e, em seguida, anotou-se a temperatura do interior das mesmas a cada intervalo de cinco minutos utilizando-se termômetro digital. A caixa com interior de Isopor® apresentou a menor variação entre as três avaliadas, seguida pela caixa de casca de arroz. Esses dois materiais também apresentaram bom isolamento térmico inicial, ao contrário da caixa construída somente com madeira, que apresentou um grande aquecimento interior depois de colocada em estufa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-05-09
Edição
Seção
Nota técnica (Technical report)
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.