A cor de Amanda: identificações familiares, mestiçagem e classificações raciais brasileiras

  • Lia Vainer Schucman Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
  • Felipe Luis Fachim Mestrando no programa de Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Mestiçagem, Famílias inter-raciais, Classificações raciais

Resumo

Este artigo parte de uma pesquisa maior sobre famílias inter-raciais tem como propósito compreender como os processos de identificações no interior das dinâmicas familiares engendram formas complexas de auto e hétero-classificações raciais. Para esta compreensão foi feita uma revisão teórica do lugar do “mestiço” nas relações raciais brasileiras, bem como as formas de classificações raciais usadas por nossa população. Posteriormente usamos um estudo de caso, de uma das entrevistas feitas com famílias inter-raciais, em que durante o processo da entrevista a autoclassificação da filha “mestiça” modificou-se três vezes, dependendo dos processos relacionais a entrevistada se anunciava como branca, em outros momentos como negra e ao mesmo tempo sabia que socialmente era “lida” como morena demonstrando assim a radicalidade do processo relacional nas classificações raciais. Tudo isso revela a complexidade e a sutileza que a autoclassificação racial enseja e promove na realidade singular do Brasil.

Biografia do Autor

Lia Vainer Schucman, Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
Possui graduação (2003) e mestrado (2006) em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) (2012) com estágio de doutoramento como Pesquisadora visitante no Center for New Racial Studies Institute for Social, Behavioral and Economic Research (ISBER) da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara. Atualmente é bolsista FAPESP e realiza pesquisa de pós doutorado em Psicologia Social pela USP no Projeto de Pesquisa "Famílias Interraciais: estudo psicossocial das hierarquias raciais em dinâmicas familiares". Tem experiência na área de Psicologia e relações raciais. Trabalha como consultora no Instituto Amma Psiqué e Negritude e é Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Felipe Luis Fachim, Mestrando no programa de Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestrando no programa de Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e estudante do curso de psicologia da Universidade de São Paulo - USP, com duas iniciações científicas fomentadas pela Reitoria USP e pela FAPESP, sobre famílias interraciais, tendo ingressado por meio de transferência externa (2013). Licenciado em arte-teatro no Instituto de Artes da UNESP (2009-2012), com iniciação científica fomentada pela FAPESP de título: Psicodrama Pedagógico: fronteiras entre teatro, psicologia e educação. Curso interrompido em psicologia pela PUC - São Paulo (2012). Possui curso técnico em artes dramáticas pelo SENAC. Tem interesse por pesquisar fenômenos relacionados às áreas do teatro, da educação e da psicologia e, atualmente, dedica esforços na pesquisa/intervenção sobre o tema dos direitos humanos, em especial sobre famílias, homoparentalidade, interracialidade, homofobia, racismo e hierarquias raciais. Possui formação em Teatro do Oprimido, ministrou oficinas para pessoas com necessidades especias junto ao grupo de extensão universitária ArtInclusiva. Apresentou trabalhos artísticos, na linguagem teatral, como ator, diretor, encenador, light designer e operador de iluminação e sonoplastia.

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Publicado
2017-01-04
Seção
Paisagens, patrimônios, legitimidades e educação nas Américas