Editorial Vol 18. N. 2 - Reposicionando o ‘periférico’ na Antropologia: trocando olhares sobre problemas sociais indígenas no Brasil e no Canadá

Gunter Axt, Fábio Vergara Cerqueira, Eloína Prati dos Santos, Monique Vandresen, Cristhian Teófilo da Silva, Frederico de Oliveira

Resumo


A ABECAN tem satisfação de apresentar o volume 18, número 2 (29º fascículo) da Interfaces Brasil/Canadá, Revista Brasileira de Estudos Canadenses. A edição tem sido viabilizada por meio de uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o Centro de Artes da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e com o Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, da Universidade de São Paulo (USP).

O número que se apresenta aos leitores é dedicado ao dossiê Reposicionando o ‘periférico’ na Antropologia: trocando olhares sobre problemas sociais indígenas no Brasil e no Canadá, organizado pelos professores Cristhian Teófilo da Silva, da Universidade de Brasília, e Frederico de Oliveira, da Lakehead University, Canadá, que comentarão a proposta com mais vagar a seguir. Além disso, na seção de fluxo contínuo Estudos Literários e Culturais, contamos com um artigo do filósofo Erik Bordereau, sobre o conceito de imediação em Bergson, traduzido para o português por Bianca Scliar e Amanda Góis. Na seção de resenhas e entrevistas, Fábio Vergara Cerqueira e Guilherme Stefan entrevistam Jabr Omar, professor de Economia da UFPel que vive entre o Brasil e o Canadá. Rubelise da Cunha entrevista ainda o escritor indígena, jornalista e diretor de filmes Drew Hayden Taylor. Eloína Prati dos Santos nos oferece uma resenha do livro de Reinaldo José Lopes, O Brasil antes de Cabral. Finalmente, Zila Bernd resenha a obra de Robert Dion, Des fictions sans fiction ou le partage du réel.


Texto completo:

PDF

Referências


FINARDI, Kyria Rebeca; GUIMARÃES, Felipe; SANTOS, Jane Meri. A Relação entre Línguas Estrangeiras e o Processo de Internacionalização: Evidências da Coordenação de Letramento Internacional de uma Universidade Federal. Florianópolis/Pelotas/São Paulo. Interfaces Brasil/Canadá, vol. 16. N. 3, 2016, p. 233-255.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Metodologia interativa: um processo hermenêutico dialético. Porto Alegre: Interfaces Brasil/Canadá, vol. 1. N. 1, 2001, p. 67-80.




DOI: http://dx.doi.org/10.15210/interfaces.v18i2.14254

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 1984-5677

ISSN impresso: 1519-0994