Para uma estética da maturidade: na dissonância dos sentidos o intervalo da criação-invenção

  • Margarete Axt Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/BR)
Palavras-chave: intuição, ética-estética, criação-invenção, envelhecimento

Resumo

Questionar um certo modo de recortar a realidade sempre produz um nó problemático: aqui, isso significa problematizar a operação que separa o diferente e aglutina o idêntico, confinando-os em espaços exclusivos (escolas, asilos) sem comunicação entre si: uma problematização que nos conduz a modos de pensar o contemporâneo, em sua face mais complexa, convocando-nos a provocar a multiplicidade, a heterogeneidade, a diferença...  e a perguntar - no que tange ao envelhecimento, em meio a um socius que cultua a juventude e os seus valores - como ir ao encontro de uma cosmovisão que inclua o idoso, como ir ao encontro de uma estética da maturidade? Considerando autores como H.Bergson, M.Bakhtin, S. Beauvoir e S. Pinker, dentre outros, produz-se reflexão centrada nas condições de produção dos processos criativos-inventivos, que habitam o tempo intensivo, como modo de existência. A conclusão encaminha à tomada de posição de que a criação-invenção instala-se sempre nesse ponto crítico de inadequação, de dissonância, de tensão, de intensidade perturbadora da consciência em sua duração, lá onde as linhas do real e do virtual se cruzam, produzindo um entre-tempos, com potência para abrir uma brecha nesse tempo de futuro previamente planificado, pedindo passagem para o devir (potencialmente em aberto), para infinito do futuro (em suas multiplicidades de sentido), numa ode aos encontros com o inusitado e a diferença, às alegrias da plenitude de ser-em-processo nas relações dialógicas, às possibilidades enriquecedoras engendradas pela intuição empática e a contemplação estética.

Biografia do Autor

Margarete Axt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/BR)
Pesquisadora CNPq – PQ 1D (2007-2016), docente titular da  Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com atuação nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Informática na Educação, coordenadora do Laboratório de Estudos em Linguagem Interação Cognição/Criação (LELIC).

Referências

AXT, Gunter. Ecos das identidades da velhice: entre Homero e J.M. Coetzee. In: José Outeiral, Adriana May Coutinho, Denise Souza, Stela Maris Vieira dos Santos, Luiza Moura. (Org.). Amadurecer: ensaios sobre o envelhecimento. Curitiba: Maresfield Garden, 2013, v. , p. 45-70.

AXT, Margarete. Encontro Clio entre gerações - por uma escuta dos sentidos na maturidade-velhice. In: José Outeiral, Adriana May Coutinho, Denise Souza, Stela Maris Vieira dos Santos, Luiza Moura. (Org.). Amadurecer: ensaios sobre o envelhecimento. Curitiba: Maresfield Garden, 2013.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. S.P. Pedro e João, 2012.

___________. A Estética da Criação Verbal. São Paulo, Martins Fontes, 2003.

___________. Problemas da poética de Dostoievski. R.J. Forense Universitária, 2002

BEAUVOIR, Simone. A Velhice. R.J., Nova Fronteira, 1990.

BERGSON, Henry. A evolução criadora. R. J., Delta, 1964.

__________. A intuição filosófica. Lisboa, Universalia, 1994.

__________. O pensamento e o movente. S.P. Martins Fontes, 2006.

NEVES, Maria do Céu P. Notas do tradutor. In H. Bergson, A intuição filosófica. Lisboa, Universalia, 1994.

DELEUZE, Gilles. Crítica y Clínica, Barcelona, Anagrama, 1997.

DELEUZE, Gilles. Conversações. R.J. Ed. 34, 1998.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O que é filosofia? São Paulo, Editora 34, 1997.

MORIN, Edgar. O caminho: para o futuro da humanidade. Fronteiras do Pensamento, Porto Alegre, UFRGS, 2011. https://www.fronteiras.com/artigos/21-ideias-edgar-morin-e-a-politica-da-humanidade

___________. 1968-2008: o mundo que eu vi e vivi. In: AXT, Gunter; SCHÜLER, Fernando. Fronteiras do Pensamento: ensaios sobre cultura e estética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

PINKER, Susan A importância do contato face a face em nossa era digital, Fronteiras do Pensamento, Porto Alegre, UFRGS, 2017. (PDF)

https://www.fronteiras.com/ativemanager/uploads/arquivos/produtos_culturais/9b605a2065a23fe17a23b99382acdfc6.pdf

Publicado
2019-09-14