Hibridação linguístico-cultural e transmissão do legado familiar em La dot de Sara, de Marie-Célie Agnant

  • Ana Maria Lisboa de Mello Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas - PPGLEN, da UFRJ
Palavras-chave: migração, narrativa de filiação, memória, hibridação linguística e cultural, Marie-Célie Agnant, Literatura do Quebec

Resumo

Marie-Célie Agnant, escritora quebequense, nascida em Port-au-Prince, no Haiti, é autora de romances, contos, poesia e literatura destinada a infância e adolescência. O seu primeiro romance, La dot de Sara (1995, a autora inspira-se em relatos de avós haitianas no âmbito de uma pesquisa sociológica de que fez parte, mas ao mesmo tempo traz elementos autobiográficos. O romance revela o hibridismo linguístico e cultural nas Américas, decorrentes dos movimentos migratórios. A narradora Marianna deixa o Haiti para cuidar por uns meses da neta Sara, recém-nascida, a pedido de sua filha Giselle, mas acaba por ficar 20 anos. A narrativa expõe as dificuldades de inserção Marianna no país de acolhida, bem como a forma como vai transmitindo à neta Sara a herança familiar e a língua créole, à medida que ela cresce:  eis o dote da Avó.  Trata-se, assim, de narrativa migrante e de filiação, que revela a herança cultural e familiar, transmitida de uma geração a outra, de uma língua a outra.

Biografia do Autor

Ana Maria Lisboa de Mello, Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas - PPGLEN, da UFRJ
Possui Graduação em Letras-Licenciatura em Português e Francês e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS; Mestrado e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS, na Área de Teoria da Literatura. Fez estágios de pós-doutoramento no Centre de Recherches sur l' Imaginaire, na Université Stendhal, Grenoble III (1995-96), com bolsa do CNPq; na Sorbonne Nouvelle - Paris III (2004), com bolsa da CAPES; na University of Toronto (2013-2014), com bolsa CAPES. Lecionou na UFG e UnB como professora concursada no período de 1991 a 1994. Coordenou o Programa de Teoria Literária e Literaturas do Departamento de mesmo nome na UnB de 1993 a 1994, e criou a Revista Cerrados do PPG. Foi professora da UFRGS, atuando na Graduação e Pós-Graduação em Letras de agosto de 1994 a junho de 2007, tendo orientado teses de doutorado até janeiro de 2012 na condição de professora-colaboradora. Coordenou o GT Teoria do texto Poético da ANPOLL, tendo criado Revista Texto Poético, GT do qual foi membro de 1992 a 2012. Atualmente é membro do GT Imaginário, reprentações literárias e deslocamentos culturais. É pesquisadora associada ao Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias/ CLEPUL, da Universidade de Lisboa e ao Centre de Recherches sur les Pays Lusophones/CREPAL da Université de la Sorbonne Nouvelle/ CREPAL. Foi professora da PUCRS no ensino de graduação e de pós-graduação de agosto de 2007 a janeiro de 2017. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS de 15 de maio de 2008 a 7 de dezembro de 2012, tendo proposto a criação da Revista Letrônica em dezembro de 2008. Tem experiência na área de Letras, subáreas de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura, com ênfase em poesia, escritas migrantes, teorias e críticas do imaginário. Desde 2017, está vinculada Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas - PPGLEN, da UFRJ.

Referências

REFERÊNCIAS:

AGNANT, Marie-Célie. La dot de Sara. Montreal: Remue-Ménage, 2011. (Mémoire d’Encrier).

BERND, Zilá. Por uma estética de vestígios memoriais. Releitura da literatura contemporânea das Américas a partir dos rastros. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.

BOUCHER, Colette. ‘L’effet parole chez Maria-Célie Agnant. In: BOUCHER, Colette & SPEAR, Thomas C. Paroles et silences chez Marie-Célie Agnant. Paris: Karthala, 2013.

CANCLINI, Néstor García.Cuturas híbridas. São Paulo: EDUSP, 2006. (Ensaios Latino-americanos, 1)

HALDEMANN, Verena. Posface. In: AGNANT, Marie-Célie. La dot de Sara. Les Éditions Remue-Ménage, 2002

MUXEL, Anne. Individu et mémoire familiale. Paris: Hachette, 2007 (Pluriel).

OUELLET, Pierre. L’esprit migrateur. Essai sur le non-sens commun. Montréal (Canada): VLB Éditeur, 2005.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Texto, crítica, escritura. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

VIART, Dominique. Récits de filiation. In: VIART, D. & VÉRCIER, B. La littérature française au présent. Paris: Bordas, 2005.

VIART, D. “Le roman français contemporain”. In: http://www.universalis.fr/encyclopedie/roman-le-roman-français-contemporain, consultada em 28/11/2019.

Publicado
2020-01-04