A pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de línguas no Canadá e algumas repercussões no Brasil.

Lúcia Rottava, Marília dos Santos Lima

Resumo



É grande o impacto da pesquisa canadense sobre a aprendizagem e o ensino de segunda língua e língua estrangeira nos principais centros de lingüística aplicada em todo o mundo. Neste artigo, destacamos a influência de alguns pesquisadores (Merril Swain, Sharon Lapkin e Hossein Nassaji, entre outros) que atuam no contexto canadense, cujo trabalho tem servido de suporte para a pesquisa sobre a língua estrangeira no contexto brasileiro. Aqui focalizamos fatores relativos aos conceitos de interação, diálogo colaborativo e crenças na sala de aula, dando especial atenção a alguns vínculos de pesquisa em duas universidades no sul do Brasil.

Abstract: The impact of Canadian research on second/foreign language teaching and learning is well known in applied linguistics research centres worldwide. In this article we distinguish the research of scholars (Merrill Swain, Sharon Lapkin, and Hossein Nassaji, among others) who have been developing relevant studies in Canada, which we have adopted to support our investigation in the Brazilian setting. We will focus on issues related to the concepts of interaction, colaborative dialogue and beliefs with special attention to some research links in two universities in Southern Brazil.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15210/interfaces.v5i1.6514

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 1984-5677

ISSN impresso: 1519-0994