Por uma poética do exílio. Cumplicidades migrantes através do diálogo epistolar entre escritores haitianos e quebequenses.

  • Józef Kwaterko
Palavras-chave: correspondência, diálogos Haiti e Quebec, escritores migrantes, literatura do Quebec

Resumo

Em 1996, as edições CIDIHCA publicam Dialogue d’île en île. De Montréal à Haïti, uma série de troca de cartas entre quatro romancistas e quatro poetas, quebequenses “natos” e os de origem haitiana estabelecidos no Quebec nos anos 1960 e 1970: Jacques Godbout e Émile Ollivier; Monique Proulx e Dany Laferrière; Paul Chamberland e Serge Legagneur; Jacques Brault e Jean-Richard Laforest. Propomos desvelar, a partir dessa necessidade de troca e de ecos experimentada por escritores que não pertencem (ou não completamente) à mesma cultura, uma situação verdadeiramente “pós-exílica”, marcada muito mais por preocupações literárias comuns que pela condição “insular” (minoritária) dos francófonos na América.  

Biografia do Autor

Józef Kwaterko
Reponsável pelos aspectos operacionais do periódico. Trabalha em conjunto com a Equipe Editorial.He is responsible for all operational aspects of the periodical. He works with the Editorial Board.
Publicado
2012-07-30
Seção
Artigos