Museus canadenses e brasileiros: comparando experiências e perspectivas de patrimonialização e promoção de cidadania cultural.

Cleusa Maria Gomes Graebin

Resumo


No Brasil, a partir do ano 2000, investe-se em pesquisas, discussões e encontros, a fim de se pensar coletivamente as instituições museais do país. A inclusão social dos diferentes grupos humanos faz aflorar novas subjetividades, saberes e fazeres e investimentos em suas heranças bioculturais, com a criação de novos lugares de memórias, que exigem formas diferenciadas de patrimonialização e a elaboração de condições de apropriação dos mesmos pelas comunidades ali representadas. Ao mesmo tempo, muitas das instituições já existentes passam por processos de revitalização. No Canadá, desde longa data, construiu-se a cultura museológica, na qual os museus integram-se ao cotidiano das pessoas, ao sistema educacional, às formas de lazer e ao universo econômico. O Movimento Internacional da Nova Museologia, surgido em Quebec, em 1984, já apontava para os museus a serviço do homem, transformando-se em espaço com a função de auxiliar comunidades a construírem sua autoestima, a revelarem suas práticas simbólicas e a se transformarem em interlocutores. Os museus expandem o uso de suas coleções para fins educacionais e de entretenimento, bem como reorientam suas exposições para que os visitantes se transformem, passando de simples receptores a emissores-receptores, justificando a função social do museu como instituição de informação, divulgação e formação. A partir dessas reflexões, tem-se por objetivo discutir, de forma comparada, políticas públicas, experiências, modelos de gestão, de patrimonialização e de promoção de cidadania cultural entre instituições museais canadenses e brasileiras, colaborando para a promoção de novas práticas e pressupostos que deem suporte para a solução de problemas e desafios contemporâneos dessas instituições.

Palavras-chave: Canadá; Brasil; instituições museais; museus comunitários

Abstract: In Brazil, since the year or 2000, there has been an investment on research, discussions and meetings, in order to collectively think the museum institutions of the country. Also, the social inclusion of the different human groups causes the arising of new subjectivities and knowledge’s and investments on their bio cultural heritages, with the creation of new places or memories, that require different forms of pratimonialization and the creation of conditions of appropriation of those places by the communities there represented. At the same time, many of the existing institutions go through revitalization processes. In Canada, a museum culture has been built, where the museums combine to people’s daily live, to the educational system, to the forms of recreation and to the economic universe. The international movement of the New Museology, which arose in Quebec in 1984, already pointed at the museums as being at the service of men, transforming itself in a space to help communities to build their self-esteem, reveal their symbolic practices and transform in to interlocutors. Also, museums expand the use of their collections with educational and entertainment ends, as well as reorient their exhibitions so that the visitors transform from simple receptors to emitters-receptors, justifying the social function of the museum as a institution of information, divulgation and formation. Starting from these reflections, the objective is to discuss, on a comparative form, public politics, experiences, management models, of patrimonialization and promotion of cultural citizenship between Canadian and Brazilian museum institutions, cooperating to the promotion of new practices and presuppositions that give support to the resolution of problems and contemporary challenges of those institutions.

Keywords: Canada; Brazil; museum institutions; communitarian museum.

Résumé: Au Brésil, à partir de 2000, on commence à investir en recherche, discussions et rencontres, dans le but de réfléchir collectivement aux institutions muséales du pays. L’inclusion sociale des différents groupes humains fait émerger de nouvelles formes de subjectivités, savoirs et manières de faire, et des investissements dans l´héritage bioculturel, avec la création de nouveaux lieux de mémoires, qui exigent de nouvelles formes de patrimonialisation et l’élaboration de conditions d´appropriation de ces patrimoines par les communautés qui y sont représentées. En même temps, différentes institutions qui existent déjà passent par des processus de revitalisation. Au Canada, depuis longtemps, une culture muséale a été bâtie, dans laquelle les musées s´intègrent au quotidien des gens, au système éducationnel, aux formes de loisir et à l´univers économique. Le Mouvement International de la Nouvelle Muséologie, qui a surgi au Québec, en 1984, signalait déjà le rôle des musées au service de l´homme, en les transformant en espace ayant la fonction d´aider la communauté à bâtir son auto-estime, à révéler ses pratiques symboliques et à devenir de véritables interlocuteurs. Les musées augmentent l´usage de leurs collections pour des finalités éducationnelles ainsi que de loisir, et orientent leurs expositions en vue de transformer les visiteurs de simples récepteurs en émissaires-récepteurs, pour justifier le rôle social du musée comme institution d´information, diffusion et formation. À partir de ces réflexions, nos objectifs sont bien ceux de discuter, d´une perspective comparée, Cleusa Maria Gomes Graebin les politiques, expériences, modèles de gestion, de patrimonialisation et de promotion de la citoyenneté culturelle entre institutions muséales canadiennes et brésiliennes, en vue de collaborer à la promotion de nouvelles pratiques et de nouveaux présupposés qui puissent donner support à la solution des problèmes et défis contemporains de ces institutions.

Mots-clés: Canada; Brésil; institutions muséales; musées communautaires

Palavras-chave


Canadá; Brasil; instituições museais; museus comunitários

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DOI: http://dx.doi.org/10.15210/interfaces.v12i1.7209

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ISSN eletrônico: 1984-5677

ISSN impresso: 1519-0994