Universidade e mudança social: redes de pesquisa, conhecimento e inovação em energias renováveis alternativas no Brasil e Canadá

  • Mauro Meirelles Unilasalle
  • Leandro Raizer IFRS
Palavras-chave: energias alternativas, ciência e inovação, crise ecológica

Resumo

A questão das energias alternativas é tema que tem chamado a atenção dos pesquisadores faz algum tempo. Neste sentido o presente artigo visa pensar a forma como se dá o processo de construção do conhecimento e a produção da inovação a partir de dois contextos diferenciados a partir do modo como a pesquisa em C&T é fomentada no interior de laboratórios de pesquisa do Brasil e do Canadá a partir da interação entre universidades, empresas, centros de pesquisa públicos e privados e pesquisadores dos dois países.

Biografia do Autor

Mauro Meirelles, Unilasalle
Doutor em Antropologia Social, Mestre em Educação e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente desenvolve atividades ligadas ao Núcleo de Estudos da Religião (NER/UFRGS). Têm experiência na área de Educação e Antropologia, em especial, no desenvolvimento de softwares e métodos de pesquisa. Sua principal área de atuação reside nos estudos sobre Antropologia e Política, na construção e produção de indicadores estatísticos e, também, na produção de materiais destinados a Educação a distância e a formação de licenciados em Ciências Sociais.
Leandro Raizer, IFRS
Pesquisador na área de sociologia, com ênfase em políticas públicas de ciência e tecnologia e educação. No Brasil é colaborador do LaDCIS/UFRGS (Laboratório de Difusão de Conhecimento, Sustentabilidade e Inovação) e do GEU (Grupo de Estudos Sobre Universidade. No exterior é colaborador do GRIAPI/Université de Montréal (Grouppe de Recherche du Rôle et Impact des Autorités Privées Internationaux). Atuou como professor na UFCSPA (2007-2008); no Curso de Especialização em Projetos Sociais e Culturais (UFRGS/2007-2008); Coordenador de EAD do Curso de Gerentes Sociais (UFRGS/MDS/PNUD - 2007-2008); Tutor no Curso de EAD em Administração da UFRGS (2006-2007); Professor em estágio docente CAPES/UFRGS(2005-2008); estágio docente (Escola Técnica da UFRGS/2005); Professor do IFRS (2010-). É membro da International Sociological Association (ISA), sócio da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), da Association Brésilienne d Études Canadiennes (ABECAN), afiliado da the International Network for Social Network Analysis (INSNA). Entre as pesquisas realizadas destacam-se os seguintes temas: energias renováveis e alternativas, educação superior e tecnológica, políticas públicas de saúde e assistência social, ciência e tecnologia, justiça e desenvolvimento social, ensino de ciencias sociais, e sociologia no ensino medio.
Publicado
2012-12-26
Seção
Paisagens, patrimônios, legitimidades e educação nas Américas