As contribuições da consulta pública para o projeto de criação da Unila.

Palavras-chave: Internacionalização da educação superior. Universidade contra-hegemônica. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.. Consulta pública

Resumo

O número de autores e a consistência dos textos publicados sobre os contornos da crise enfrentada pela universidade hegemônica inspiram os autores deste artigo a investigar o processo de criação de uma universidade pública brasileira que desde o nascedouro se compromete a equilibrar relevância social, qualidade acadêmica e equidade societal. Edificar as bases que suportam o projeto de criação de uma universidade contra-hegemônica em um país semiperiférico, com pouca tradição universitária, e fortemente influenciado pelo capitalismo neoliberal, não é desafio modesto. Consciente de que a legitimidade de projetos dessa envergadura requer a mobilização de múltiplos atores, os responsáveis pela elaboração do projeto de criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) promoveu consultas públicas. A consulta internacional envolveu 46 acadêmicos que aceitaram o convite de elaborar textos orientados por sete questões. Os resultados dessa iniciativa foram consolidados em um livro intitulado “UNILA - Consulta Internacional, contribuições à concepção, organização e proposta político-pedagógica”. Utilizando-se da técnica de análise de conteúdo temática, as narrativas dos acadêmicos foram interpretadas com base na seguinte questão: quais foram as contribuições da consulta pública internacional para o projeto de criação da UNILA? Os resultados revelam que as contribuições dos acadêmicos já estavam presentes no projeto de criação da Unila, particularmente quando se leva em conta a missão e os objetivos justificadores da criação da Instituição. Isso reforça a ideia de que a referida consulta se prestou a legitimar o que já estava definido.

Biografia do Autor

Manolita Correia Lima, Escola Superior de Propaganda e Marketing
Possui graduação em Ciências Sociais - Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1984), mestrado em Sociologia dos Espaços Construídos - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1984) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora titular da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, internacionalização da educação, administração, metodologia de pesquisa e formação docente.
Claudia Cristiane dos Santos Silva, Escola Superior de Propaganda e Marketing
Possui graduação em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Mestrado em Gestão Internacional - ESPM (2013). Atualmente é integrante da equipe do Núcleo de Práticas Pedagógicas, na mesma instituição. Realiza pesquisas nos seguintes temas: mobilidade internacional de estudantes, internacionalização da educação, educação superior.
Ivor Prolo, Escola Superior de Propaganda e Marketing
Doutorando em Gestão Internacional pela ESPM. Pesquisa a Internacionalização da Educação Superior e a Mobilidade Internacional Estudantil. 
Danilo Martins Torini, Escola Superior de Propaganda e Marketing
Coordenador de Pesquisa Pedagógica no Núcleo de Práticas Pedagógicas da ESPM. Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia pela FFLCH/USP. Pós-graduado em Pesquisa de Marketing, Opinião Pública e Mídia na Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

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Publicado
2016-06-18
Seção
Dossier Internacionalização da Educação Superior: Agendas, parcerias e conhecimentos