Programa Ciência sem Fronteiras: a tradução da política de internacionalização brasileira no Canadá

Ranilce Guimarães-Iosif, Sinara Pollom Zardo, Aline Veiga dos Santos, Lilian Mendonça de Oliveira

Resumo


O artigo discute o processo de tradução da mais expressiva política de internacionalização da educação superior brasileira no contexto canadense – o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). O texto utiliza-se de uma perspectiva crítica de análise de política para melhor interpretar as redes de atores e instituições que englobam a governança do Programa enquanto política pública de educação superior. Por meio de uma análise crítico-descritiva, interpreta os documentos norteadores e os dados oficiais disponíveis em sites das agências de fomento do governo brasileiro responsáveis pela política. A primeira parte situa o CsF no complexo e contraditório campo da política educacional. A segunda aborda o processo de criação da política e os critérios restritivos adotados em seus textos oficiais. A terceira, discute a tradução da política no contexto educacional do Canadá, terceiro maior parceiro do Brasil na distribuição de bolsas do Programa. O artigo apresenta um panorama do modelo de governança criado pelas instituições canadenses no sentido de otimizar a participação do país na disputada arena de atores que envolvem toda a dimensão do CsF. Ao mesmo tempo em que reconhece a importância das redes criadas entre os dois países, o texto enfatiza a necessidade de um modelo brasileiro de internacionalização mais ativo e emancipatório.


Palavras-chave


Internacionalização; Política e Governança Educacional; Programa Ciência sem Fronteiras; Brasil e Canadá; Redes

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DOI: http://dx.doi.org/10.15210/interfaces.v16i1.7742

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