Programa Ciência sem Fronteiras: a tradução da política de internacionalização brasileira no Canadá

  • Ranilce Guimarães-Iosif Universidade Católica de Brasília
  • Sinara Pollom Zardo Universidade Católica de Brasília
  • Aline Veiga dos Santos Universidade Católica de Brasília
  • Lilian Mendonça de Oliveira Universidade Católica de Brasília
Palavras-chave: Internacionalização, Política e Governança Educacional, Programa Ciência sem Fronteiras, Brasil e Canadá, Redes

Resumo

O artigo discute o processo de tradução da mais expressiva política de internacionalização da educação superior brasileira no contexto canadense – o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). O texto utiliza-se de uma perspectiva crítica de análise de política para melhor interpretar as redes de atores e instituições que englobam a governança do Programa enquanto política pública de educação superior. Por meio de uma análise crítico-descritiva, interpreta os documentos norteadores e os dados oficiais disponíveis em sites das agências de fomento do governo brasileiro responsáveis pela política. A primeira parte situa o CsF no complexo e contraditório campo da política educacional. A segunda aborda o processo de criação da política e os critérios restritivos adotados em seus textos oficiais. A terceira, discute a tradução da política no contexto educacional do Canadá, terceiro maior parceiro do Brasil na distribuição de bolsas do Programa. O artigo apresenta um panorama do modelo de governança criado pelas instituições canadenses no sentido de otimizar a participação do país na disputada arena de atores que envolvem toda a dimensão do CsF. Ao mesmo tempo em que reconhece a importância das redes criadas entre os dois países, o texto enfatiza a necessidade de um modelo brasileiro de internacionalização mais ativo e emancipatório.

Biografia do Autor

Ranilce Guimarães-Iosif, Universidade Católica de Brasília
Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília – UCB e Adjunct Assistant Professor with the Department of Educational Policy Studies and Research Fellow with the Centre for Global Citizenship Education & Research (CGCER), University of Alberta, Canadá
Sinara Pollom Zardo, Universidade Católica de Brasília
Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília – UCB
Aline Veiga dos Santos, Universidade Católica de Brasília
Doutoranda em Educação com bolsa de estudo ofertada pelo governo do Canadá (ELAP – 2014). Universidade Católica de Brasília – UCB
Lilian Mendonça de Oliveira, Universidade Católica de Brasília
Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília.

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Publicado
2016-06-18
Seção
Dossier Internacionalização da Educação Superior: Agendas, parcerias e conhecimentos