Uma nova velha história: O Karaíba e a memória ancestral pré-cabralina

  • Denise Almeida Silva Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Mestrado em Letras e Graduação
Palavras-chave: O Karaíba, Daniel Munduruku, Memória, Identidade, Espaço

Resumo

Este ensaio objetiva examinar como, em O Karaiba, Daniel Munduruku reclama a memória ancestral pré-cabralina O ensaio divide-se em duas seções: na primeira examina-se como, a partir dos desenvolvimentos causados por uma hipotética profecia acerca da futura brutalização da terra e dos povos que nela habitavam, o autor desconstrói a imagem do indígena como ser selvagem e atrasado, e inscreve a importância de memória corporificada, forte e profundamente vinculada a um espaço vivenciado e cultuado. Na segunda parte reflete-se como, desfeito o vínculo entre uma cultura e o solo de que se alimenta, vêm a desaparecer as velhas formas memoriais. Embasam o estudo, sobretudo, reflexões sobre a cultura indígena de autoria de Mundurku (2000) e Eliane Potiguara (2004), bem como estudos sobre a natureza da memória social, especialmente em comunidades fechadas, de Maurice Halbwachs (2003), Joel Candau (2011) e Aleida Assmann (2011); os conceitos desses pesquisadores são modalizados para se adaptarem ao contexto da cultura indígena em estudo. A relação entre solo, memória e cultura é pensado, ainda a partir das ressonâncias do verbo latino colo segunda expostas por Alfredo Bosi (1992).

Biografia do Autor

Denise Almeida Silva, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Mestrado em Letras e Graduação
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e pós-doutorado pela UFF (2014). Atualmente é professor terceiro grau - URI Campus de Frederico Westphalen em regime de tempo integral (PPG- Mestrado em Letras e Graduação). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, memória, violência, literaturas pós-coloniais de língua inglesa, literatura brasileira (especialmente a afro-brasileira), literaturas negras anglófonas

Referências

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Unicamp, 2011.

BOSI, Alfredo. A dialética da colonização. 4. ed., acrescida de Posfácio, 4. reimp. São Paulo: Companhia das Letras, [1992], 2005.

CANDEAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2011.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 2. ed rev. ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

HALBWACHS, Maurício. A memória coletiva. 2. ed., 7. reimp. São Paulo: Centauro, [2003] 2013.

MUNDURUKU, Daniel. O Karaíba – uma história do pré-Brasil. Barueri, São Paulo: Amarylis, 2010.

¬¬¬_______. Coisas de índio. São Paulo: Callis, 2000.

POTIGUARA, Eliane. Metade cara, metade máscara. São Paulo: Global, 2004.

SARAMAGO, José. História e ficção. In: REIS, Carlos. 2 ed., 4 reimp. O conhecimento da literatura. Introdução aos estudos literários. Lisboa: Almedina, 2008. p. 501-504.

WALTER, Roland. Prefácio. In: GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza, 2013. p. 9-13.

Publicado
2017-01-04
Seção
Dossiê À procura de novos paradigmas: estudos indígenas no Canadá e nas Américas