REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A INVESTIGAÇÃO EM ARTES - DO POSITIVISMO À COMPLEXIDADE
Resumo
O presente artigo revela a necessidade de se estabelecer critérios ou uma metodologia que permita um verdadeiro diálogo entre artes e ciência. Para isso, traça um panorama dos critérios científicos/positivistas e neopositivistas considerados atualmente inadequados para se compreender as artes em diferentes contextos e períodos, inclusive critérios universais que hoje em dia não são sequer adequados para se compreender a própria ciência, uma vez que essa busca novos caminhos, curiosamente, que aproximam-na das humanidades, ou seja, em direção ao dialogo, a diferença e a complexidade. Os séculos de avanços e recuos, de descobertas e deslumbramentos, não impedem que se reconheça a importância do diálogo, possível e necessário, entre ciência e arte; entre o discurso e a vida; entre a ordem e o caos.REFLECTIONS ON TEACHING AND INVESTIGATION IN THE ARTS – FROM POSITIVISM TO COMPLEXITYAbstract: This paper reveals the necessity to establish criteria or a methodology permitting a true dialogue between art and science. As such, it outlines a panorama of scientific/positivist and neoscientific criteria currently considered inadequate for understanding the arts in different contexts and periods, including universal criteria that are not even adequate for understanding science itself, since it also seeks new paths, curiously, bringing it closer to the humanities, that is, in the direction of dialogue, difference and complexity. Centuries of advances and setbacks, discoveries and wonders don’t impede recognizing the importance, possibility and necessity of a dialogue between science and art; discourse and life; order and chaos.Downloads
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)