A DISSOLUÇÃO DA PAISAGEM: IMAGEM, ESPAÇO E ATMOSFERA NA VÍDEO-INSTALAÇÃO

  • Muriel Paraboni Mestrando pelo Programa de PósGraduação em Artes Visuais - PPGART, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM .
  • Andréia Machado Oliveira Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes – PPGART da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
Palavras-chave: Pintura, Paisagem, Vídeo, Instalação

Resumo

O presente artigo trata da dissolução da paisagem como representação para a condição de lugar e atmosfera no contexto da vídeo-instalação. Parte da pintura de paisagens clássica e romântica até a abstração em Turner, chegando ao ambiente moderno do cinema, da Land art e das instalações. Articulando essas referências, aplica conceitos de Walter Benjamin e Gilles Deleuze a respeito da narrativa cinematográfica, tendo como fundo as noções de duração, intensidade, tempo e espaço em Bergson.THE DISSOLUTION OF LANDSCAPE: IMAGE, SPACE AND ATMOSPHERE IN VIDEO INSTALLATION Abstract: This paper deals with the dissolution of landscape as a representation for atmosphere and place in video installation. Initially, we review Classical and Romantic landscape up to J.M.W. Turner’s abstractions, followed by a discussion of landscape in its modern contexts in cinema, Land art and installation. While reflecting on these references and considering narrative cinematography, we call upon concepts in Walter Benjamin and Gilles Deleuze, basing our reflection on the notions of duration, intensity, time and space in Henri Bergson.    

Biografia do Autor

Muriel Paraboni, Mestrando pelo Programa de PósGraduação em Artes Visuais - PPGART, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM .
Mestrando pelo Programa de PósGraduação em Artes Visuais - PPGART, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM .
Andréia Machado Oliveira, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes – PPGART da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
Professora coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes – PPGART da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS - Brasil e pela Université de Montreal/UdM - Canadá, Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS; Coordenadora do LabInter (Laboratório Interdisciplinar Interativo) - UFSM, líder do grupo de pesquisa InterArtec/CNPq, membro dos grupos de pesquisa: MediaLab - UFG; SenseLab research-creation group - Concordia University, Canadá; Arte e Tecnologia - UFSM. Artista multimídia e pesquisadora com experiência nas áreas de arte e tecnologia, subjetivação contemporânea, sistemas interativos, tecnologias criativas; bem como em produção de projetos culturais e educacionais. Professora Adjunta III do Departamento de Artes Visuais, do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no Centro de Artes e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede no Centro de Educação. Membro do Colegiado de Arte Digital/MinC  e coordenadora do Curso de Especialização. Editora da Revista Contemporânea do PPGART/UFSM.
Publicado
2017-03-08
Como Citar
Paraboni, M., & Machado Oliveira, A. (2017). A DISSOLUÇÃO DA PAISAGEM: IMAGEM, ESPAÇO E ATMOSFERA NA VÍDEO-INSTALAÇÃO. Paralelo 31, 2(7). https://doi.org/10.15210/p31.v2i7.10599