CORPO, DANÇA E CRIAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PARA DOCÊNCIA EM DANÇA

  • Cleyce Silva Colins Acadêmica do curso de Dança, modalidade licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Realizou a presente pesquisa durante mobilidade na Universidade Federal do Maranhão. Como investigadora da área de Artes têm como foco os temas: dança-educação, folclore, performance art e identidade.
  • Tissiana dos Santos Carvalhêdo Especialista em Gestão Cultural pelo SENAC-MA (2011) e graduada em Licenciatura em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas, pela Universidade Federal do Maranhão (2008). Atua profissionalmente como professora substituta do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão .

Resumo

A presente pesquisa surge durante o desenvolvimento do projeto Corpo, Dança e Criação: Um tecer saberes sobre a composição coreográfica, realizado em 25 h/a, durante a disciplina Prática de Extensão I do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Como fundamentaçãoteórica, buscamos o conceito vigente de Extensão Universitária (MEC, 2006), que se desdobra na relação entre experiência e conhecimento para formação de professores em Artes (SANTANA,2013), o que nos remete a repensar o currículo do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, na perspectiva de vislumbrar experiências formativas mais voltadas ao contexto informal e comunitário.BODY, DANCE AND CREATION: AN EXPERIENCE OF EXTENSION IN THE CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE FOR TEACHING DANCEAbstract: The research emerged from the development of the project  Body, Dance and Creation: A weaving of  knowledge about the choreographic composition, during the discipline Extension Practice  as part of the Theater Course at the Federal University of Maranhão (UFMA)  As a theoretical foundation, we seek the current concept of University Extension (MEC, 2006), which unfolds in the relationship between experience and knowledge for teacher training in Arts (SANTANA, 2013), which leads us to rethink the curriculum of the Bachelor’s degree In Dance of the Federal University of Pelotas - UFPel, with the perspective of glimpsing formative experiences more focused on the informal and community context.  

Biografia do Autor

Cleyce Silva Colins, Acadêmica do curso de Dança, modalidade licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Realizou a presente pesquisa durante mobilidade na Universidade Federal do Maranhão. Como investigadora da área de Artes têm como foco os temas: dança-educação, folclore, performance art e identidade.
Acadêmica do curso de Dança, modalidade licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Realizou a presente pesquisa durante mobilidade na Universidade Federal do Maranhão. Como investigadora da área de Artes têm como foco os temas: dança-educação, folclore, performance art e identidade.
Tissiana dos Santos Carvalhêdo, Especialista em Gestão Cultural pelo SENAC-MA (2011) e graduada em Licenciatura em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas, pela Universidade Federal do Maranhão (2008). Atua profissionalmente como professora substituta do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão .
Especialista em Gestão Cultural pelo SENAC-MA (2011) e graduada em Licenciatura em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas, pela Universidade Federal do Maranhão (2008). Atua profissionalmente como professora substituta do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão . 
Publicado
2017-10-02
Como Citar
Colins, C. S., & Carvalhêdo, T. dos S. (2017). CORPO, DANÇA E CRIAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PARA DOCÊNCIA EM DANÇA. Paralelo 31, 2(5). https://doi.org/10.15210/p31.v2i5.12261