PROJETO MARCAS DE SI: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO NO CURSO DE DESIGN DIGITAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

  • Paula Weber Mestranda em Artes Visuais da UFPel
  • Lúcia Bergamaschi Costa Weymar Doutra em Comunicação Social da UFPel; Professora adjunta do Design da UFPel.

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar os pilares que alicerçam o Bacharelado em Design Digital - UFPel e descrever o Projeto Marcas de Si, criado e executado durante estágio docente na disciplina Identidade Visual e motivado por inquietações acerca do ensino de design voltado de modo exclusivo ao mercado lucrativo em prejuízo de uma educação entendida enquanto estética. O projeto apresenta uma proposta que, além de estimular os saberes sensíveis dos alunos, pretende instigar, através da cultura visual, a produção de designs de identidade que possam culminar em pesquisa, extensão e projetos pessoais, com repercussão para além da disciplina.MARCAS DE SI PROJECT: A TEACHING POSSIBILITY IN THE DIGITAL DESIGN COURSE AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF PELOTASAbstract: The purpose of this article is to present the pillars underpinning the Bacharelado em Design Digital - UFPel and describe the Projeto Marcas de Si, created and executed for teaching internship at Visual Identity discipline and motivated by concerns about facing design education exclusively to the market profit at the expense of an education understood as an aesthetic. The project presents a proposal, that in addition to stimulating the sensitive knowledge of students, aims to instigate, through visual culture, the production of identity designs that can culminate in research, extension and personal projects , with repercussions beyond the discipline. 

Biografia do Autor

Paula Weber, Mestranda em Artes Visuais da UFPel
Mestranda em Artes Visuais, UFPel
Lúcia Bergamaschi Costa Weymar, Doutra em Comunicação Social da UFPel; Professora adjunta do Design da UFPel.
Doutra em Comunicação Social da UFPel; Professora adjunta do Design da UFPel.
Publicado
2015-06-15
Como Citar
Weber, P., & Bergamaschi Costa Weymar, L. (2015). PROJETO MARCAS DE SI: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO NO CURSO DE DESIGN DIGITAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Paralelo 31, 1(4). https://doi.org/10.15210/p31.v1i4.13409