RELAÇÕES ENTRE A COMPOSIÇÃO E O ENQUADRAMENTO FOTOGRÁFICO

  • Bettina Wieth Gonçalves Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV/UFPEL.
  • Angela Raffin Pohlmann Doutora em Educação (UFRGS); Professora do PPGAV/UFPel

Resumo

Com base nos conceitos de centrípeto/centrífugo, propostos por André Bazin (2014) e desdobrados em Jacques Aumont (2004), além das noções e punctum / studium, introduzidas por Roland Barthes (1984), a temática que direciona este estudo reporta-se às relações entre elementos pictóricos e os já característicos da linguagem fotográfica. Pretende-se investigar a presença de elementos pictóricos dentro do enquadramento fotográfico, através de aproximações teóricas tomadas a partir das relações entre a pintura e o cinema, relacionadas ao contexto da fotografia.RELATIONS BETWEEN THE COMPOSITION AND THE PHOTOGRAPHIC FRAMEAbstract: Based on the concepts of centripetal/centrifugal proposed by André Bazin (2014) and developed in Jacques Aumont (2004), in addition to the notions of punctum/studium introduced by Roland Barthes (1984), the theme that directs this study discusses the relationship between pictorial elements and those characteristic of the language of photography. We intend to investigate the presence of pictorial elements within the photographic frame through theoretical approaches based on relations between painting and cinema,which are related to the context of photography. 

Biografia do Autor

Bettina Wieth Gonçalves, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV/UFPEL.
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV/UFPEL. 
Angela Raffin Pohlmann, Doutora em Educação (UFRGS); Professora do PPGAV/UFPel
Doutora em Educação (UFRGS); Professora do PPGAV/UFPel
Publicado
2015-06-15
Como Citar
Wieth Gonçalves, B., & Raffin Pohlmann, A. (2015). RELAÇÕES ENTRE A COMPOSIÇÃO E O ENQUADRAMENTO FOTOGRÁFICO. Paralelo 31, 1(4). https://doi.org/10.15210/p31.v1i4.13412