Notas, fragmentos, visibilidades e encontros para histórias negras da arte

  • Igor Moraes Simões Universidade Estadual de Rio Grande do Sul-UERGS
Palavras-chave: História da arte, visibilidade, negritude.

Resumo

O artigo apresenta uma série de notas que vem sendo desenvolvida pelo autor durante suas pesquisas. Os temas versam sobre a visibilidade da arte produzida por sujeitos racializados como negros nas artes visuais brasileiras. Abrem-se ainda alguns apontamentos sobre a formação de um homem negro no campo da história, teoria e crítica da arte desde sua formação e relação com o território artístico.   Notes, fragments, visibilities and encounters with black art histories  Abstract:  The article presents a series of notes that have been developed by the author in his research. The themes are about the visibility of the art produced by subjects who have been racialized as black in the Brazilian visual arts. Also presented, are some notes on the professional development of black people in the art field, in the areas of art history, theory and art criticism, considering establishing oneself in a field and the subsequent relationships within the territories of art. Keywords: Art history; visibility; blackness.

Biografia do Autor

Igor Moraes Simões, Universidade Estadual de Rio Grande do Sul-UERGS
Professor Assistente de História, Teoria e Crítica da Arte na Universidade Estadual de Rio Grande do Sul-UERGS- Doutorando em Artes Visuais em História, Teoria e Crítica da Arte Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Investiga as articulações entre escritas da história contemporânea da arte, montagem, exposição e visibilidade de sujeitos negros no campo das artes visuais. 

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Publicado
2019-02-27
Como Citar
Simões, I. M. (2019). Notas, fragmentos, visibilidades e encontros para histórias negras da arte. Paralelo 31, 2(11), 22-36. https://doi.org/10.15210/p31.v2i11.15038
Seção
DOSSIÊ: SPMAV VII -Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais