Transduções

  • Alessandra Bochio Professora adjunta do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e líder do Grupo de Estudos e Práticas em Arte Mídia (IA-UFRGS). Doutora em artes visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, mestre e bacharel em artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA- UNESP).
  • Felipe Merker Castellani Professor adjunto do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde atua nos cursos de bacharelado em Música e Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Artes Visuais. Mestre e Doutor em música na área de Processos Criativos junto ao Instituto de Artes da Unicamp, e bacharel em composição musical pela Faculdade Santa Marcelina. Artista sonoro e multimídia, pesquisador e professor.
Palavras-chave: Arte Contemporânea, Aquarela, Arte Argentina.

Resumo

Transduções (2018 - 2019) é uma série de performances que dá continuidade às nossas pesquisas artísticas, as quais possuem  como ponto central as convergências e as inter-relações entre imagem, som e corpo. O conceito de transdução, que dá nome à performance, é entendido enquanto um processo de transformação energética que serve de base para a compreensão de diferentes fenômenos sonoros do mundo físico e para a construção de diferentes aparatos tecnológicos. Objetos cotidianos também são explorados enquanto fontes sonoras e visuais que passam por diferentes processos de tratamento digital e de distorção analógica em tempo-real.  O presente ensaio visual apresenta diferentes registros fotográficos das performances de Transduções, assim como fragmentos (stills) do material videográfico utilizado  nestes desdobramentos das diferentes materialidades imagéticas das performances.Palavras-chave: Transdução; som; still [frame]; imagem videográfico; performance.TransductionsAbstract: Transductions (2018 - 2019) is a series of performances and a continuing work in progress of our art research production, and whose central point involves the convergences and relationships between image, sound and the body. Understood as the process of energy transformation, the concept of transduction serves as the basis for understanding different phenomena of the physical world and for the construction of technological devices. Everyday objects are also explored as sound and visual sources, that pass through different processes of digital treatment and analog distortion in real time. This visual essay presents different photographic records of the Transductions performances, as well as stills of the videographic material used in these moments of development of the performance’s different imagery materialities.Keywords: Transduction;  som,  still; videografic image; performance

Biografia do Autor

Alessandra Bochio, Professora adjunta do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e líder do Grupo de Estudos e Práticas em Arte Mídia (IA-UFRGS). Doutora em artes visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, mestre e bacharel em artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA- UNESP).
Professora adjunta do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e líder do Grupo de Estudos e Práticas em Arte Mídia (IA-UFRGS). Doutora em artes visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, mestre e bacharel em artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA- UNESP). Artista multimídia, como artista se dedica a criação de performances e instalações audiovisuais. Realizou estágio de pesquisa na Université Sorbonne Nouvelle Paris 3, em Paris, sob a supervisão de Philippe Dubois com bolsa CAPES. Organizou, com outros autores, o livro arte_corpo_ tecnologia (2014).
Felipe Merker Castellani, Professor adjunto do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde atua nos cursos de bacharelado em Música e Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Artes Visuais. Mestre e Doutor em música na área de Processos Criativos junto ao Instituto de Artes da Unicamp, e bacharel em composição musical pela Faculdade Santa Marcelina. Artista sonoro e multimídia, pesquisador e professor.
Professor adjunto do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde atua nos cursos de bacharelado em Música e Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Artes Visuais. Mestre e Doutor em música na área de Processos Criativos junto ao Instituto de Artes da Unicamp, e bacharel em composição musical pela Faculdade Santa Marcelina. Artista sonoro e multimídia, pesquisador e professor. Suas pesquisas práticas e teóricas atuais têm como campo problemático a criação musical em relação a outras práticas artísticas, como o vídeo e a dança, especificamente em contextos de criação coletiva e colaborativa. Entre 2013 e 2014 realizou estágio de pesquisa no Centre de recherche Informatique et Création Musicale (CICM), Université Paris 8/ Maison des Sciences de lHomme Paris Nord. Entre 2017 e 2018 realizou estágio de Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Publicado
2019-12-10
Como Citar
Bochio, A., & Castellani, F. M. (2019). Transduções. Paralelo 31, 2(13), 184. https://doi.org/10.15210/p31.v2i13.18723
Seção
Ensaios Visuais