Narrar-se para se desgarrar do razoável: a ficção como dispositivo clínico-político ético-estético
Resumo
A experiência com oficinas de ficções colaborativas problematiza a noção de políticas do narrar e a produção dos nossos territórios existenciais, compreendendo-as como dispositivos clínico-políticos ético-estéticos que operam a experimentação constante dos nossos limites do dizer, fazer, pensar, sentir, conviver. A ética ficcional desloca a política do narrar moderno-colonial e suas plataformas globais em um exercício ético de escuta-contágio das diferenças como singularidades-virtualidades.Palavras-chave: Políticas do narrar; Ficção; Clínico-política; Ético-estética; Oficina. Narrate yourself to stray from the reasonable: fiction as a clinical-political ethical-aesthetic deviceAbstract: Experience with collaborative fiction workshops problematizes the notion of the politics of narrating and the production of our existential territories, understanding them as clinical-political ethical-aesthetic devices that operate the constant experimentation of our limits of saying, doing, thinking, feeling, living. Fictional ethics displaces the politics of modern-colonial narration and its global platforms toward an ethical exercise of listening-contagion of differences as singularities-virtualities.Keywords: Politics of narrating; Fiction; Clinical-political; Ethical-aesthetic; Workshops.Referências
ALMEIDA, Arthur Gomes de. A história de A.: escrevivências de um aluno cotista negro do curso de psicologia da UFRGS. TCC (Graduação) – Curso de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
ALVES, Moisés José de Melo; COSTA, Luis Artur. A ficção como dispositivo para problematizar as tecnologias de si: alter ego, autoajuda e escrita de si. Revista Mnemosine, vol.15, nº1, p. 352-372, 2019.
BARROS, Regina Duarte Benevides de. Grupo de Produção. In: Saúde e loucura 4, 1993, p. 145-54.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Ed. 70, 1995.
BECK, Ulrich. "Momento cosmopolita" da sociedade de risco. ComCiência, Campinas, n. 104, 2008. Disponível em <http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S1519-76542008000700009&lng=pt&nrm=iso >. Acesso em 11 mar. 2020.
BOTTONI, Francine Delavald; COSTA, Luis Artur. Ética ficcional-cartográfica: a procura humilde e a força frágil. Quaderns de psicologia, vol.20, n.1, 2018, p.89-100. . http://dx.doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1436
CARDOSO, Jesse Rodrigues. Trajetos de Rogério (s) : escrevivências de um estudante periférico que na descortina-ação da cidade (se) encontra com a população em situação de rua. TCC (Graduação) – Curso de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Porto Alegre, 2020.
CARDOSO, Vanessa Branco. O cigarro da formiga: paradoxos entre trabalhadores e vagabundos em um estabelecimento prisional. Dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (no prelo).
COSTA, Luis Artur. Brutas cidades sutis: espaço-tempo da diferença na contemporaneidade. Dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.
______. Desnaturando desmundos: a imagem e a tecnologia para além do exílio no humano. Tese (Doutorado)_Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
______. O corpo das nuvens: o uso da ficção na Psicologia Social. Fractal, revista de psicologia, v. 26 – n. esp., p. 551-576, 2014.
______. Compondo subjetivações biografemáticas: a arte como dispositivo nas práticas em saúde mental. Cadernos brasileiros de saúde mental, v.8, n.18, p.04- 24, 2016.
______. O (des)apropriado juízo de propriedade da posse: um delírio distópico ficto-jurídico em tempos esquizo-neuróticos. Em: Costa, Luciano Bedin da; Marques, Diego Souza (orgs.). A hora do pesadelo: paixões distópicas em educação. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2018. p.107-132.
CEZAR, Brida E. S. A ética da memória nos trilhos da ferrovia: narrativas poéticas de um processo de pesquisa. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, 2018.
CUNHA, Aneta Regina. Memórias inventadas do endividamento: governamento da pobreza. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, 2017.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 1997.
DELEUZE, Gilles (2008). En medio de Spinoza. Buenos Aires: Cactus.
______. Empirismo e subjetividade: ensaio sobre a natureza humana segundo Hume. São Paulo: Ed. 34, 2008b.
______. Cartas e outros textos. São Paulo: n-1, 2018.
______. Lógica do Sentido. São Paulo: Ed. Perspectiva S.A., 1975.
______. Diferença e repetição. Ed. Graal, 1988.
______. Post-scriptum às sociedades de controle. Em: Conversações. São Paulo: Ed. 34, 1992. p.219-226.
______; ______. O que é a filosofia? São Paulo: Ed 34, 1992.
______; ______. Mil platôs vol.4. São Paulo: Ed. 34, 1997.
______. O Anti-Édipo. São Paulo: Ed. 34, 2010.
ESPINOSA, Baruch de. Obras selecionadas. Os Pensadores. São Paulo: Abril cultural, 1973.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000.
______. Segurança, território, população. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: Episódios de Racismo Cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
HARDT, Michael & NEGRI, Antonio. Império. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2004
LIPOVETSKY, Pilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Ed. Barcarolla, 2004.
MARAZZI, Christian. A crise na New Economy e o trabalho das multidões. In: COCCO, Giuseppe; HOPSTEIN, Graciela (Orgs.). As multidões e o império: entre globalização da guerra e universalização dos direitos. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2002.
MAZZOLI, Pietra Pujol. Narrativas infiéis: a ficção como ferramenta na escrita psi. TCC (Graduação) - Curso de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
MBEMBE, Achille (2016). Necropolítica. Revista arte & ensaios, nº 32, dezemrbo. Rio de Janeiro: PPGAV UFRJ.
______. Crítica da razão negra. São Paulo: N-1, 2018.
NASCIMENTO, Luiza de Oliveira. Jogos de xadreza : do encarceramento à institucionalização de jovens mulheres e as práticas psi. TCC (Graduação) - Curso de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
PAULA, Leonardo Régis de. Narrativas e ficção: traçando interseccionalidades no Acolhimento Institucional de crianças e adolescentes. TCC (Graduação) - Curso de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
PEREC, Georges. O Sumiço. São Paulo: Autêntica, 2015.
PRECIADO, Paul B. Pornotopia: playboy e a invenção da sexualidade multimídia. São Paulo: n-1, 2020.
QUENEAU, Raymond. Exercícios de estilo. Rio de Janeiro: Imago, 1995.
SAER, Juan José. El Concepto de Ficción. In: El concepto de ficción. Buenos Aires: Seix Barral, 2004, p. 9-16. Disponível no site http://www.literatura.org/Saer/jsTexto6. html. Acessado em 10/05/2011.
SIMONDON, Gilbert. A gênese do indivíduo. In: Cadernos de subjetividade: o reencantamento do concreto. São Paulo: Editora HUCITEC EDUC, 2003.
______. La individuación: a la luz de las nociones de forma y de información. Buenos Aires: Ediciones La Cebra y Editorial Cactus, 2009.
VIRILIO, Paul. O último veículo. Revista 34 Letras n 5/6, setembro/1994, RJ.
WHITEHEAD, Alfred North. Proceso y realidad. Buenos Aires: editorial losada, 1956.
______. O conceito de natureza. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)