Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Sul-Americana de Ciência Política?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1.  A Revista Sul-Americana de Ciência Política (RSulACP) é o periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Aceita artigos e resenhas ambientados na área da Ciência Política e respectivas subáreas. Os trabalhos submetidos deverão ser inéditos e exclusivos para o processo de avaliação pelos colaboradores da RSulACP. O título mínimo para submissão de artigos é Mestre. Os artigos enviados devem respeitar integralmente às Instruções aos Autores.

2. A publicação dos artigos está condicionada ao parecer de especialistas (blind review) e à decisão da Equipe Editorial. 

3. Os trabalhos serão publicados em português, espanhol ou inglês. Os artigos deverão conter entre 8.000 a 10.000 palavras, digitadas em espaço 1,5, com fonte TNR, tamanho 12. Deverão ainda estar acompanhados de resumos com aproximadamente 150 palavras, em português e espanhol ou inglês, os quais deverão conter os objetivos, metodologia e conclusões do trabalho, além de 3 a 5 palavras-chave. Eventuais tabelas e gráficos deverão ser apresentados em arquivo anexo. As resenhas deverão possuir entre 2.000 a 2.500 palavras.

4. Todos os artigos devem ser acompanhados de um arquivo separado com as seguintes informações: formação acadêmica, instituição em que o autor está atualmente vinculado, últimas três publicações, endereço eletrônico e um telefone para contato.

5. As notas de rodapé terão o caráter explicativo ao longo do texto. As menções aos autores serão inseridas ao longo do texto, devendo ser utilizado o sistema autor-data na forma que segue: 1) Para citações indiretas: (Sobrenome do autor, ano da publicação), exemplo: (Althusser, 1985). 2) Para citações diretas: (Sobrenome do autor, ano da publicação, página), exemplo (Foucault, 1987, p. 32). 3) Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data, conforme segue: (Laclau, 2000a), (Laclau, 2000b).

6. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas ao final do artigo, listadas em ordem alfabética, obedecendo às seguintes normas:

Livro:
SOBRENOME, Nome. Título em itálico: subtítulo. Local da publicação: nome da editora, ano.
Exemplo:
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 16ª ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

Coletânea:
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Local da publicação: nome da editora, ano.
Exemplo:
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

Artigos em periódicos:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do periódico em itálico, volume e número do periódico, ano da publicação, intervalo de páginas.
Exemplo:
LACLAU, Ernesto. Os novos movimentos sociais e a pluralidade do social. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 1, n. 2, 1986, p. 41-47.

Dissertações e teses:
SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Local. Grau acadêmico e área de estudos [Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado)]. Instituição em que foi apresentada, ano.
Exemplo:
SOARES, Gláucio. A. D. Desenvolvimento econômico e radicalismo político. Tese de Doutorado. Washington University St Louis Mo, 1965.

Internet (documentos eletrônicos):
SOBRENOME, Nome. Título [Online]. Produtor em itálico, volume, número, ano. Disponível em: indicar o sítio eletrônico. Acesso em: dd/mm/aaaa.
Exemplo:
CARVALHO, José Murilo de. O motivo edênico no social brasileiro [Online]. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 13, nº 38, 1998. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69091998000300004>. Acesso em: 19/04/2007. 

7. Aceita-se resenhas de livros acadêmicos-científicos publicados em até dois anos no Brasil e em até três anos no exterior. Recomenda-se que os livros resenhados tenham relevância para a área de Ciência Política e Relações Internacionais.  

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.