O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A titulação mínima para autores é Mestrado Acadêmico.

  • Envio do arquivo separado com formação acadêmica, instituição a qual o autor está atualmente vinculado, últimas três publicações, endereço eletrônico e um telefone para contato.

  • O manuscrito submetido obedece o número aproximado de palavras indicado (artigos 9.000; ensaios 4.000; resenhas 3.000).

  • Em caso de resenha, a publicação é de obra autoral publicada há até 24 meses.

  • As referências bibliográficas estão de acordo com as Diretrizes para Autores.

1.  A Revista Sul-Americana de Ciência Política (RSulACP) é o periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Aceita artigos ambientados na área da Ciência Política e respectivas subáreas; resenhas de obras autorais relevantes – nacionais, regionais e internacionais – publicadas nos últimos vinte e quatro meses na área da Ciência Política e respectivas subáreas; textos ensaísticos relacionados à “política” ou ao “político” de maneira livre e criativa que estimulem o diálogo da Ciência Política com outras disciplinas e leituras (História, Filosofia, Sociologia, Relações Internacionais, Psicanálise, Literatura, etc.). Os textos submetidos deverão ser originais e inéditos, submetendo-se exclusivamente ao processo de avaliação da RSulACP. A titulação mínima para autores é Mestrado Acadêmico. Os textos recebidos devem respeitar às Diretrizes aos Autores.

2. A publicação está condicionada à avaliação editorial, ao cumprimento das Diretrizes para Autores e à aprovação pelos pareceristas anônimos (double-blind review). 

3. Os artigos serão publicados em português, espanhol ou inglês. Devem conter em torno de 9.000 palavras e ser digitados em espaço 1,5, utilizando fonte TNR em tamanho 12. Deverão ainda estar acompanhados de resumos com aproximadamente 150 palavras, em português e espanhol ou inglês, os quais deverão conter cinco palavras-chave.

4. As resenhas serão publicadas em português, espanhol ou inglês. Devem versar sobre obras autorais relevantes na área da Ciência Política nacional, regional e internacional, publicadas nos últimos vinte e quatro meses. Deverão conter em torno de 3.000 palavras e ser digitadas em espaço 1,5, utilizando fonte TNR em tamanho 12.

5. Os ensaios serão publicados em português, espanhol ou inglês. Devem ser relacionados à “política” ou ao “político” de maneira livre e criativa que estimulem o diálogo da Ciência Política com outras disciplinas e leituras (História, Filosofia, Sociologia, Relações Internacionais, Psicanálise, Literatura, etc.). Deverão conter em torno de 4.000 palavras e ser digitados em espaço 1,5, utilizando fonte TNR em tamanho 12.

6. Todos os textos devem ser acompanhados de um arquivo separado com as seguintes informações: formação acadêmica, instituição a qual o autor está atualmente vinculado, últimas três publicações, endereço eletrônico e um telefone para contato.

7. As notas de rodapé terão o caráter adicional ao longo do texto. As menções aos autores serão inseridas ao longo do texto, devendo ser utilizado o sistema autor-data na forma que segue: 1) Para citações indiretas: (Sobrenome do autor, ano da publicação); exemplo: (Althusser, 1985). 2) Para citações diretas: (Sobrenome do autor, ano da publicação, página); exemplo: (Foucault, 1987, p. 32). 3) Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data, exemplo: (Laclau, 2000a), (Laclau, 2000b).

8. As referências bibliográficas citadas no manuscrito deverão ser apresentadas ao final do artigo, listadas em ordem alfabética, obedecendo às seguintes normas:

Livro:
SOBRENOME, Nome. Título em itálico: subtítulo. Local da publicação: nome da editora, ano.
Exemplo:
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1997.

Coletânea:
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Local da publicação: nome da editora, ano.
Exemplo:
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

Artigos em periódicos:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do periódico em itálico, volume e número do periódico,  intervalo de páginas, ano da publicação.
Exemplo:
LACLAU, Ernesto. Os novos movimentos sociais e a pluralidade do social. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 1, n. 2,  p. 41-47, 1986.

Dissertações e teses:
SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Grau acadêmico e área de estudos [Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado)]. Instituição em que foi apresentada, ano.
Exemplo:
SOARES, Gláucio. A. D. Desenvolvimento econômico e radicalismo político. Tese de Doutorado. Washington University St Louis Mo, 1965.

Internet (documentos eletrônicos):
SOBRENOME, Nome.Título [Online]. Nome do site, ano. Disponível em: <indicar o sítio eletrônico>. Acesso em: dia, mês e ano.