A Teoria do Discurso e o Método de Análise: Uma Conversação em Aberto

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Kátia Costa Lima Corrêa de Araújo

Resumo

Este artigo objetiva apresentar o método de análise que construímos a partir da teoria do discursode Ernesto Laclau, a fim de analisaro debate da política curricular (1996-2006) considerandodemandas, antagonismos e hegemonia. Argumentamos que o referido debate é um campo de articulação discursiva, marcado por disputas hegemônicas de significação. Tais disputas se dão em torno de projetos de sociedade, educação e currículo para a formação de professores. O estudo assume uma postura pós-estruturalista e discursiva da política curricular, questionando os essencialismos e as tentativas de fechamento da significação. O campo de estudo é a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação – ANFOPE - e o Ministério da Educação. Identificamos as demandas, os antagonismos e as disputas hegemônicas nos documentos da ANFOPE e demais entidades do campo educacionalcomo ANPEd, ANPAE, CEDES, FORUMDIR, FORGRADna perspectiva da problematização/desconstrução dos discursos, demonstrando como se opera a sua hegemonização. 

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Como Citar
Costa Lima Corrêa de Araújo, K. (2018). A Teoria do Discurso e o Método de Análise: Uma Conversação em Aberto. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 4(1), 75-92. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v4i1.13309
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Kátia Costa Lima Corrêa de Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Educação pela UFPE (2015) e professora Adjunta II do curso de Pedagogia da UFRPE/Unidade Acadêmica de Garanhuns?PE