Discursos do Perfil Docente nas Políticas de Formação de Professores

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Marize Peixoto da Silva Figueiredo

Resumo

Nesse estudo realizou-se uma análise dos discursos do perfil docente em textos da produção acadêmica, interpretando o contexto de sua produção, tendo por base a teoria do discurso como formulada por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe.Defende-se que o protagonismo docente sedimentado nos textos alcança hegemonia, articulando demandas diferenciais na relação com um antagonismo constituído no discurso – o gerencialismo docente. Os significantes que assumem centralidade não representam uma essência de professor preexistente ao discurso, mas se constituem na contingência, em resposta ao que é significado como o que bloqueia tais demandas. Pensar o perfil docente como discurso constituído na contingência problematiza a ideia de uma racionalidade, de um projeto de formação, que antecipe e controle a significação da docência. Os discursos do perfil docente e os projetos curriculares para a sua formação se constituem na decisão razoável, uma possibilidade de resposta à diferença. Ressalta-se a produtividade da diferença, do conflito, do dissenso, para a emergência de alternativas na significação do perfil docente e de sua formação. 

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Como Citar
Figueiredo, M. P. da S. (2018). Discursos do Perfil Docente nas Políticas de Formação de Professores. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 4(1), 63-74. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v4i1.13439
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Marize Peixoto da Silva Figueiredo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO/ Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores. Atua nas áreas de Currículo, Formação de Professores, Alfabetização.