Pós-Estruturalismo, Gênero e hegemonia: Breves Considerações Teóricas na Interface com a Temática da “Religião Pública"

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Robson da Costa de Souza

Resumo

Trata-se de uma discussão elaborada a partir da apresentação dos resultados parciais da pesquisa “Religião, Gênero e Habilidades Sociais”, projeto em execução no âmbito da Fundação Joaquim Nabuco (PE) e que se insere nos estudos da temática de gênero e do fenômeno religioso contemporâneo, de um lado, e no interesse sociológico pela relação entre religião e “esfera pública”, de outro.  Comparando grupos evangélicos distintos e expressivos de 3 (três) capitais brasileiras (Recife, Vitória e Rio de Janeiro), busca-se verificar – em contextos religiosos específicos e de modo interdisciplinar – em que medida a diversidade de configurações discursivo-teológicas presentes no protestantismo brasileiro de origem missionária e pentecostal dialogam (ou não) com as políticas públicas e culturais (ou mesmo iniciativas da sociedade civil) de enfrentamento ao “sexismo”, ao racismo e à intolerância religiosa. Reportando-me, no plano teórico, aos conceitos vinculados ao pós-estruturalismo feminista e aos aportes teóricos pós-coloniais e da “teoria do discurso” em chave marxista e “pós-marxista”, apresento uma contribuição teórico-analítica pautada nos processos discursivos da vida social. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
de Souza, R. da C. (2018). Pós-Estruturalismo, Gênero e hegemonia: Breves Considerações Teóricas na Interface com a Temática da “Religião Pública". Revista Sul-Americana De Ciência Política, 4(1), 43-61. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v4i1.13581
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Robson da Costa de Souza, Fundação Joaquim Nabuco

Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP/ São Bernardo do Campo/ SP). Também possui graduação em Teologia pelo Centro Universitário Metodista Bennett (RJ) e mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP/ São Bernardo do Campo/ SP). Tem experiência em docência e pesquisa, atuando principalmente nas seguintes áreas: Sociologia da Religião, Relações de Gênero e Teoria Sociológica. É pesquisador de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR) na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), onde, sob o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), coordena uma pesquisa sobre gênero, religião e habilidades sociais.